MENSAGEM DO PRESIDENTE
O Grémio Literário e a história
Na época e tempo que atravessamos, repleto de alterações, e no modo de vida a que estávamos habituados, com alterações tecnológicas com impacto na vida quotidiana e no meio ambiental, e com os cenários diversos na política nacional e internacional, importa relembrar que na história encontramos lições e testemunhos do que sobrevive com grandeza de tempos conturbados.
A história prova-nos que o saber e bom senso saíram sempre vitoriosos na conquista da liberdade e na evolução da sociedade moderna.
A razão deve imperar sobre o imprevisto e transitório da vida, iluminada por espíritos que detenham a sabedoria necessária a contrapor à tragédia da acção negativa do homem.
O Grémio Literário criado por Carta Régia de D Maria II em 1846 “… considerando Eu que o fim dessa associação é a cultura das letras e que pela ilustração intelectual pode ela concorrer para o aperfeiçoamento moral…” tem na sua já larga história a concretização dos valores consignados na sua fundação.
Nos seus fundadores constam as principais figuras da história literária e política da época, como o historiador Alexandre Herculano, o poeta e dramaturgo Almeida Garrett, os políticos Rodrigo da Fonseca, Fontes Pereira de Melo, Rodrigues Sampaio, Sá da Bandeira e muitas outras figuras do mundo da cultura, da ciência e da economia.
O impacto do Grémio Literário na formação de uma elite intelectual foi essencial, numa época de escassas instituições escolares, com a criação de cursos sobre literatura, arte, arquitectura e economia política, ministrados por especialistas de renome. Estes cursos foram de máxima importância, numa sociedade em crescimento mundano e social.
A par desta formação intelectual, a preocupação do desenvolvimento harmonioso do corpo, exigiu a atenção dos dirigentes do Grémio Literário, que criaram na altura, aulas de esgrima e de xadrez, jogos essenciais no domínio e controlo das emoções.
A arte, como expressão máxima das emoções criativas, teve também o seu lugar no Grémio Literário, contribuindo para a afirmação do movimento modernista, apresentando a primeira exposição em 1912. Almada Negreiros foi uma figura marcante deste movimento, e mais tarde, um também sócio Honorário do Grémio Literário.
Esta actividade intelectual, foi uma constante ao longo do tempo, tendo-se recriado em finais da década de sessenta o Conselho Literário, em simultâneo com a instituição do Centro de Estudos do Século XIX, que sob a presidência de Vitorino Nemésio funcionou proficuamente durante alguns anos e que veio a ser reactivado em meados dos anos noventa sob a presidência de José Augusto França, com figuras maiores da vida literária e intelectual, que têm vindo a celebrar e apresentar escritores do passado e do presente.
Eça de Queiroz é uma das figuras marcantes de um tempo literário e político, que nos revela na sua escrita as vicissitudes de um modo de pensar e de agir da sociedade portuguesa, que ainda hoje é actual. Há que repensar este facto, e pensar qual deve ser o contributo da nova sociedade de hoje, mais instruída, com mais conhecimentos, e com maior envolvimento na vida social e política. Uma sociedade, hoje representada nos sócios, que devem intervir por responsabilidade histórica do estatuto do Grémio Literário, no desenvolvimento cultural e “aperfeiçoamento moral” instituído por D. Maria II.
Os prémios e honras atribuídas ao Grémio Literário, titular da Medalha de Honra da Cidade de Lisboa, Membro Honorário da Ordem de Santiago da Espada, por si só, revelam o percurso notável do Grémio Literário até aos dias de hoje.
No âmbito da Comemoração do seu 175º aniversário, em 2021, o Grémio Literário foi distinguido por Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, como Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.
Associado a este percurso honorífico, está a imagem identitária do Grémio Literário associada ao seu edifício, o Palacete Loures, classificado como Monumento de Interesse Público, incluindo o seu jardim e o património material e imaterial nele integrado.
A história do Grémio Literário desde os seus ilustres fundadores, uma elite intelectual da época, exige hoje do Grémio Literário, e dos seus sócios, uma responsabilidade acrescida na manutenção dos objectivos fundacionais, impregnando nas suas actividades, os valores que melhor representem a valorização dos próprios sócios, mas apostando que esta valorização tenha impacto na valorização da própria sociedade Portuguesa.
OGrémio Literário foi um marco importante na história da cidade de Lisboa, e deve continuar a sê-lo por muitos e muitos anos.
António Pinto-Marques
de Outubro, 5ª feira, às 18:00h
Assembleia-Geral
NEXDIGITAL - Associação para o Bem-Estar Digital
Por iniciativa do Consócio Professor Doutor António Rebelo de Sousa, realiza-se uma Assembleia de Sócios Fundadores da NEXDIGITAL – Associação do Bem-Estar Digital, que será presidida por aquele Consócio, nela participando, entre outros membros, a Professora Ana Paula Harfouche, Presidente do Conselho de Administração, o Dr. Miguel Teixeira de Abreu, Vice-Presidente do Conselho de Administração, os Mestres Idalécio Lourenço e Leandro Pereira, o Professor Guilherme de Oliveira Martins e os Professores Mário Caldeira Dias e Ruben Raposo.
A NEXDIGITAL pretende promover o bem-estar físico e mental através de uma utilização ética e responsável da tecnologia, tanto em ambientes pessoais como profissionais.
de Outubro 6ª feira, às 18:00h
Conferência
Ambiente e Alterações Climáticas: Entre políticas e
tecnologia

O mundo vive uma tripla crise planetária, com a perda acentuada de biodiversidade, a crise climática e a poluição (da água, dos solos, etc.) - a qual configura uma ameaça existencial à humanidade. No entanto, a trajectória das emissões está a divergir das metas do Acordo de Paris e as dinâmicas geopolíticas e comerciais/económicas parecem relegar para segundo plano a necessidade de um desenvolvimento sustentável.
Para debater este assunto, o Grémio Literário e o Clube de Lisboa promovem uma conferência aberta aos associados e público em geral, sobre o tema “Ambiente e Alterações Climáticas: Entre políticas e tecnologia”. que terá como oradores Kalil Cury Filho, CEO e fundador da Partner Desenvolvimento, Francisco Ferreira, Presidente da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, Lucila de Almeida, Coordenadora da NOVA Green Lab e Maria João Marques Paixão, membro da Associação Último Recurso.

de Outubro, 3ª feira, às 18:00h
Apresentação de Livro
Percursos de História das Ideias II

O Grémio Literário promove a apresentação do livro “Percursos de História das Ideias II”, da autoria do Consócio Professor Doutor José Esteves Pereira, que reúne de modo sistemático vários trabalhos em que está presente a tangência da história e da filosofia.
A obra será apresentada pelo Consócio Professor António Braz Teixeira.
de Outubro, 5ª feira, às 18:30h
Conferência
Segurança Marítima: Do Atlântico ao Ártico, dos
Cabos Submarinos à Mineração do Mar Profundo
Por iniciativa dos Consócios Drs. Paulo Noguês e Filipe Xavier, o Grémio Literário promove o 2.º ciclo de “Conferências no Grémio”, dedicado à reflexão estratégica sobre os grandes desafios contemporâneos nas áreas da segurança e defesa.
A segunda sessão terá como tema central "Segurança Marítima: Do Atlântico ao Ártico, dos Cabos Submarinos à Mineração no Mar Profundo", onde serão abordados os temas de mineração do fundo do mar, controlo marítimo, rotas comerciais, presença naval e exploração estratégica do Atlântico.
