Boletim de Janeiro

Mensagem do Presidente

FELIZ ANO NOVO

A felicidade é um desejo que todos pretendemos alcançar.

Mas que felicidade faz parte dos nossos desejos: desejos de tranquilidade, de obtenção da realização das nossas necessidades, de concretização de um ideal ou de um futuro promissor. O Grémio Literário procura corresponder a estes desejos, cumprindo compromissos que satisfaçam os sócios.

O seu ambiente selecto e requintado proporciona tranquilidade e os serviços prestados cumprem, com empenho de todos e com elevada qualidade, o ideal de excelência característico de um clube como o Grémio Literário. A cultura e a arte são essenciais à elevação do ser humano, e fazem parte de uma construção que se quer para além da realidade quotidiana. Só a cultura e a educação nos facultam o conhecimento que liberta.

O Grémio Literário proporciona no seu todo, esse propósito de libertação que dá sentido à nossa existência.

Cada um dos sócios encontra no Grémio Literário a resposta às suas exigências não devendo, contudo, esquecer a sua pertença a um colectivo.

Cumprindo os pressupostos da fundação do Grémio Literário em 1846, avançamos hoje na tentativa de conciliar passado, presente e futuro. Desejando que felicidade não seja uma quimera, o Grémio Literário deseja a todos os sócios um Feliz Ano de 2025.

António Pinto Marques

15

de Janeiro, 4ª feira, pelas 18:30h
Conferência
PASSAGEM SECRETA: COMO PORTUGAL
SALVOU MISES (O ECONOMISTA DA ESCOLA AUSTRÍACA) EM 1940

Por iniciativa do Consócio Dr. Carlos Novais Gonçalves realiza-se uma conferência intitulada “Passagem Secreta: Como Portugal Salvou Mises (o Economista da Escola Austríaca) em 1940”, da autoria do Prof. Doutor Óscar Mata, baseada no artigo de sua autoria, recentemente publicado no Mises Institute nos EUA, sendo conferencista o próprio autor.
Os acontecimentos que se inscrevem no tema do referido artigo, decorreram no tempo da Segunda Guerra Mundial, e envolveram personalidades com grande notoriedade a nível internacional, naquela época. Trata-se de relatar a verdadeira aventura protagonizada por Ludwig von Mises, de origem judaica, economista austríaco de craveira internacional, que conseguiu alcançar o nosso País, fugindo da perseguição do Nazismo. Para o efeito teve a imprescindível ajuda de Moisés Amzalac, à época o presidente da comunidade Judaica de Lisboa, que contou com o envolvimento do seu amigo Oliveira Salazar, que movimentou o processo diplomático para que tal pudesse ser possível.
O Prof. Doutor Óscar Manuel Ramalhete Mata, mestre em Economia pela Universidade Rey Juan Carlos de Madrid, é gestor e académico, possuindo um MBA pelo INDEG/ISCTE de Lisboa. É um palestrante activo, abordando temas como economia política, liberdade económica e o impacto dos sistemas políticos nos mercados financeiros.

30

de Janeiro, 5ª feira, pelas 18:30h
Inauguração da Exposição de Pintura
DE MAFALDA TORRES PÊGO

Fotografia de Mafalda Rego

O Grémio Literário promove uma exposição de pintura com obras de Mafalda Torres Pêgo, licenciada em Psicologia, que ficará patente até ao dia 28 de Fevereiro de 2025.

Mafalda Torres Pêgo, apesar de ter optado por uma formação académica em Psicologia, a sua paixão pela arte manteve-se inalterada, transformando-se numa outra forma de expressão que cultiva com fervor e dedicação.

As suas obras distinguem-se pelo uso audacioso de cores vibrantes e pela aplicação de técnicas mistas, numa exploração contínua, reflectindo um testemunho da sua experiência pessoal e profissional. Cada peça conta uma história de autodescoberta, experimentação e expressão criativa.

Através da sua arte, a artista convida o espectador a mergulhar num universo onde a psicologia e a estética se entrelaçam, criando narrativas visuais únicas e cativantes.