Boletim de Setembro

Mensagem do presidente

LA RENTRÉE

As férias e o descanso tiveram o seu tempo e agora é tempo de regresso.

Não é a rentrée escolar, de recomeçar novo ano lectivo. No Grémio Literário rentrée é retomar, é evoluir no tempo, uma sucessão no calendário estival. Usar a palavra francesa com tanta expressão na nossa cultura, tem sentido num momento em que a França Olímpica nos encheu os écrans, simbolizando competição desportiva na fraternidade.

A rentrée é o regresso ao nosso convívio, às nossas actividades, e sobretudo ao poder voltar ao nosso Grémio Literário.

Após a pausa de Agosto tudo está a postos para receber os sócios, esperando que o conforto e a qualidade sejam o que os sócios esperam e desejam.

Os tempos são de exigência, mas também de esperança na afectividade, como solução para a crispação que atinge a sociedade.

O Grémio Literário é o espaço onde se preserva a memória dos fundadores, os valores éticos e morais que nos fazem ser cidadãos de um mundo que aspira a uma sociedade harmoniosa e em desenvolvimento.

Esta pertença ao Grémio Literário exige que nos empenhemos em desenvolver actividades de interesse literário, científico, artístico e outras, que levem a uma maior dinamização da acção cultural do Grémio Literário. O encontro e o convívio social não deixam de ser parte estruturante da vida do Grémio Literário.

Boa Rentrée.

António Pinto-Marques

18

de Setembro, 4ª feira, pelas 18:30h
Apresentação do livro
DIAS DE RAIVA – OS SEGREDOS DA ASCENSÃO DE ANDRÉ VENTURA

O Grémio Literário acolhe a apresentação do livro “Dias de Raiva – Os Segredos da Ascensão de André Ventura”, da autoria do jornalista Alexandre R. Malhado, editado pela Manuscrito (Grupo Presença). Com base numa rigorosa investigação de mais de quatro anos, o jornalista da revista Sábado leva-nos numa viagem pelos bastidores do Chega, desde a sua criação até à eleição de 50 deputados.

19

de Setembro, 5ª feira, pelas 18:00h
Inauguração da Exposição de Pintura
O MEU UNIVERSO DE LUZ E COR

Imagem da pintora Emília Maria Pinto Canto Pereira
Bastos

Por iniciativa da Consócia Dra. Isabel Meirelles, o Grémio Literário promove a exposição de pintura intitulada “O meu Universo de Luz e Cor”, com obras de Emília Maria Pinto Canto Pereira Bastos, artisticamente conhecida por MiMi Bastos, que ficará patente até ao dia 17 de Outubro 2024.

Inspirada pelas inúmeras viagens pelo mundo, estudiosa e orientada por mestres de arte, ao longo de vários anos, ganhou expressão própria e adoptou preferencialmente uma técnica mista, com textura, onde imperam os óleos, acrílicos, resinas, cristais, folhas, pigmentos e pastas de ouro, bronze, prata, sobre tela e outros. Amante das artes, reflecte a sua expressão artística em obras que permitem aos seus seguidores, sonhar e viajar num universo de luz, brilho e mistério.

Assim e desde sempre, tem sido muito apreciada por vários coleccionadores privados, nacionais e estrangeiros. Os seus trabalhos têm sido divulgados em exposições e eventos nacionais e internacionais. A sua pintura é intuitiva, natural e emocional, transportando a sua visão para uma esfera abstracta contemporânea.