MENSAGEM DO PRESIDENTE
Novembro no Grémio Literário
Deixámos os meses de Verão e com ele o bom tempo, onde usufruímos sem medo do frio e da chuva, do nosso maravilhoso jardim, o Jardim do Grémio Literário. É um privilégio que temos pela possibilidade da sua utilização, espaço sem igual e com tantas memórias que já fazem parte da história do Grémio Literário.
Temos agora pela frente no mês de Novembro, outro tempo, mais frio e invernoso, que nos afasta do jardim, mas que não nos afasta de outros espaços físicos do Grémio Literário, onde encontramos conforto, beleza e interioridade.
Cada vez mais nos devemos concentrar nestes itens, numa situação mundial que nos parece incerta, desajustada, e cheia de incógnitas no presente e no futuro. No Grémio Literário há certezas, baseadas na sua existência ao longo de 179 anos, pelo papel aglutinador que teve e tem, na união entre sócios, na cultura e na convivência, meios essenciais para o desenvolvimento pessoal e integração social.
O Grémio Literário acolhe, e continua a dar-nos esse espaço, onde se realizam encontros privados, sociais, literários e culturais, que fundamentam o processo de construção da nossa existência de sócios, como seres sociais integrados numa sociedade culta, livre e harmoniosa. Os sócios, são o corpo vivo dessa sociedade, que continuam a justificar a existência do Grémio Literário, uma Instituição Literária de relevo nacional.
António Pinto-Marques
de Outubro, 5ª feira, às 18:30h
Lançamento do Livro
Viagem pela Integração Europeia
O Grémio Literário, promove o lançamento do livro intitulado “Viagem pela Integração Europeia " da autoria do Consócio Dr. Vitor Martins, editado pelo Clube do Autor, sendo a obra apresentada pelo Dr. Paulo Almeida Sande.
de Outubro, 6ª feira, às 18:00h
Inauguração da Exposição de Pintura de Luciano
António
O Grémio Literário promove uma exposição de pintura com obras de Luciano António que ficará patente até ao dia 28 de Novembro de 2025.
Luciano António de Campos Pereira dos Santos, nascido em Lisboa em 1958, filho do Mestre Luciano Pereira dos Santos, licenciou-se em Artes Plásticas - Pintura, em 1983, pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.
Foi bolseiro em Itália na Accademia di Belle Arti di Ravenna no Centro Internazionale di Studi per L´Ensegnamento del Mosaico, no campo da História d´Arte do Mosaico Românico, Paleo-Cristão e Bizantino.
Em 1994, no âmbito da Presidência Grega da Comunidade Europeia, foi seleccionado para representar Portugal na Bienal de Escultura destinada a Professores Escultores Europeus, no recinto arqueológico de Asklepieion - Epidauro na Grécia.
Está representado em diversas colecções públicas e particulares em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Suíça, Itália, Alemanha, Estados Unidos da América e Cabo Verde.
de Novembro, 2ª feira, às 19:30h
Conferência ao Jantar
Provedoria de Justiça Europeia: há 30 anos a fazer a
ponte entre os cidadãos e a administração europeia
O Grémio Literário associa-se ao 12.º Jantar Europeu, promovido pela Associação Portuguesa de Direito Europeu (APDE), sendo convidada a Dra. Teresa Anjinho, Provedora de Justiça Europeia, que abordará o tema “Provedoria de Justiça Europeia: há 30 anos a fazer a ponte entre os cidadãos e a administração europeia”.
Teresa Anjinho tomou posse como Provedora de Justiça Europeia na sequência da sua eleição pelo Parlamento Europeu em Dezembro de 2024, sendo responsável por investigar os casos de má administração nas instituições, órgãos, organismos e agências da União Europeia.
Teresa Anjinho é advogada, especialista independente em direitos humanos e académica especializada em direito internacional público, género e igualdade e foi docente na Faculdade de Direito da Universidade NOVA e no Instituto Ius Gentium Conimbrigae da Universidade de Coimbra. De 2022 a 2025, fez parte do Comité de Fiscalização do Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF), tendo anteriormente, em Portugal, sido Provedora de Justiça Adjunta (de 2017 a 2022), Secretária de Estado da Justiça (2015) e Deputada à Assembleia da República (de 2011 a 2015).
de Novembro, 3ª feira, às 18:00h
Conferência
Políticas Migratórias: Que Alternativas?
Por iniciativa do Consócio Professor Doutor António Rebelo de Sousa, e em colaboração com o Instituto Benjamim Franklin e a Academia Maçónica da GLRP , o Grémio Literário promove uma conferência sob o tema “Políticas Migratórias: Que Alternativas”, que para além daquele Consócio conta com a participação de Jorge Rio Cardoso, António Costa e Silva, António Mendonça, Hugo Soares e Isabel Jonet.
de Novembro, 3ª feira, às 19:30h
Jantar de São Martinho
O Grémio Literário vai, como habitualmente, assinalar a noite de S. Martinho, com um jantar tradicional apropriado para a época, abrilhantado com uma sessão de fados por Maria Ana Bobone.
As icónicas castanhas e a jeropiga estarão, também, presentes!
de Novembro, 5ª feira, às 18:30h
Apresentação do livro
O Manuscrito de Lisboa – Crónica Geral de Espanha
de 1344
O Grémio Literário promove a apresentação do livro intitulado “O Manuscrito de Lisboa – Crónica Geral de Espanha de 1344”, da autoria da Consócia Dra. Lavínia Cavalletti, publicado pelas Edições Colibri.
Trata-se de um livro sobre a iluminura deste manuscrito português do século XV, magnifico e misterioso. A sua interpretação surpreendente e inovadora vai ser apresentada pelo Consócio e membro do Conselho Literário Embaixador Luis Filipe Castro Mendes.
de Novembro, 3ª feira, às 19:00h
Lançamento do livro
Países Estrangeiros
O Grémio Literário promove o lançamento do livro “Países Estrangeiros”, da autoria do Consócio e membro do Conselho Literário Embaixador Luis Filipe Castro Mendes, publicado pela Editora Guerra e Paz.
A obra, que consiste numa recolecção de memórias e de viagens da sua vida, será apresentada pelo Consócio e membro do Conselho Literário Professor Doutor Rui Vieira Nery.
de Novembro, 5ª feira, às 18:30h
Conferência
Por iniciativa dos Consócios Drs. Paulo Noguês e Filipe Xavier, no âmbito do 2.º ciclo de “Conferências no Grémio”, dedicado à reflexão estratégica sobre os grandes desafios contemporâneos nas áreas da segurança e defesa, o Grémio Literário promove mais uma conferência.
de Novembro, 2ª feira, às 18:00h
Apresentação do livro
Das Esperanças à Esperança: Os rostos da esperança
bíblica
Por iniciativa do Consócio Dr. Nuno Cruz Neves, o Grémio Literário promove a apresentação do livro “Das Esperanças à Esperança: Os rostos da esperança bíblica”, da autoria do Padre David Palatino, publicado pelas Edições Paulinas.
O autor, que se especializou em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, lecciona na Universidade Católica Portuguesa e é Presidente do Instituto Diocesano de Formação Cristã.
A obra será apresentada pelo Consócio Professor Doutor Diogo Leite de Campos.
de Novembro, 3ª feira, às 19:00h
Celebração do 180º Aniversário do Nascimento de
Eça de Queiroz
O Círculo Eça de Queiroz e o Grémio Literário, instituições de referência na divulgação e preservação da obra e da memória de Eça de Queiroz, estabeleceram um acordo que contempla a organização em anos alternados, por cada uma das instituições, nas respectivas sedes, da celebração do aniversário de nascimento daquele Escritor. Nos termos desse acordo, esta importante efeméride que no ano transacto se celebrou na Sede do Grémio Literário, será este ano realizada na Sede do Círculo Eça de Queiroz.
O programa da celebração será divulgado oportunamente.
de Novembro, 4ª feira, às 19:00h
Apresentação do livro
Condor
O Grémio Literário promove a apresentação do livro de poemas “Condor”, da autoria de António Carlos Cortez, publicado pela Editora Caminho, um livro marcante e inovador no panorama da nossa poesia.
A sessão de apresentação contará com as participações do Consócio Embaixador Luís Filipe Castro Mendes, membro do Conselho Literário, e do escritor Jorge Reis-Sá.
de Novembro, 6ª feira, às 18:30h
Conferência
Desenhar Camões pela mão de Rafael Bordalo
Pinheiro (1846-1905)
O Grémio Literário promove a realização de uma conferência a cargo da Consócia Profª Doutora Sandra Leandro, membro do respectivo Conselho Literário, sobre o tema “Desenhar Camões pela mão de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905)”, continuando, assim, a festejar Luís Vaz de Camões, desta vez através do desenho humorístico de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), um dos mais destacados artistas do final do século XIX. Além de se considerar a sua trajectória, iremos observar o que desenhou, em 1880, no Tricentenário do Grande Poeta. Camões “Herói elástico” tem sido apropriado por diversas sensibilidades políticas, esperando-se que ajude sempre a vivificar o país, como iremos ouvir nesta conferência.
A sessão será seguida de jantar.
de Dezembro, 4ª feira, às 19:00h
Concerto com jantar
No âmbito das iniciativas organizadas por No Black Tie, de Evelyn Hii, o Grémio Literário promove um concerto com o conceituado pianista Dmitrii Kalashnikov.
O programa da sessão será divulgado oportunamente.