Mensagem do Presidente
DEZEMBRO NO GRÉMIO LITERÁRIO
O mês de Dezembro é um mês que nos leva ao deslumbramento do tempo da infância, ao tempo de espera da tão desejada noite, que equivalia à expectativa e certeza de desejos, talvez cumpridos.
A certeza no imaginário de uma sociedade em luta para alcançar objectivos, mas também benefícios, e que pensa dever ter direito a uma recompensa após uma conquista.
O regresso ao simbolismo do Natal, seja festejado religiosamente ou não, significa o renascer de uma atitude de interiorização e de aspiração que premeia o esforço de valorização pessoal.
Estamos como sociedade integrados num mundo dominado pelo materialismo, pela intolerância, pela alteração das regras de convivência, e por um certo conformismo face à destruição e morte de outros povos em guerras fratricidas.
A história revela-nos que a Ciência e a Cultura sempre tiveram um papel fundamental na alteração de comportamentos e atitudes, exercendo pressão na acção dos homens.
O Grémio Literário, como instituição literária e cultural, fomenta o convívio social e age no sentido de despertar consciências, promovendo conferências e debates que situam o pensamento no caminho da razão, e na via de regresso a uma situação pacífica e harmoniosa, regida por valores humanistas.
A fundação do Grémio Literário em 18 de Abril de 1846 teve como objectivo a valorização cultural, ética e moral dos seus sócios.
Hoje o cumprimento destes valores em tempo de festividades deve ser uma aspiração de todos nós.
Boas Festas!
António Pinto Marques
de Dezembro, 3ª feira, pelas 19:00h
Conferência
CENTENÁRIO
DE LUÍS DE CAMÕES
No âmbito das celebrações do quinto centenário do nascimento de Luís de Camões, promovidas pelo Grémio Literário, esta primeira conferência estará a cargo do Prof. Doutor José Augusto Cardoso Bernardes, Comissário- Geral das Comemorações.
O orador falará sobre a importância da memória de Luís de Camões e sobre as iniciativas previstas e programadas para assinalarem condignamente a vida e a obra do maior poeta português, símbolo da pátria e da língua portuguesa.
A sessão será seguida de jantar.
de Dezembro, 6ª feira, pelas 18:00h
Lançamento de Livro
MANECAS SANTOS:
UMA BIOGRAFIA DE LUTA
O Grémio Literário promove o lançamento do livro “Manecas Santos: Uma Biografia de Luta”, editado pela Rosa de Porcelana Editores, da autoria da escritora cabo-verdiana Dra. Rosário Luz.
de Dezembro, 3ª feira, pelas 18:00h
Lançamento de Livro
HISTÓRIAS DE UMA CONSERVADORA DE MUSEU
Volume II
O Grémio Literário promove o lançamento do livro “Histórias de uma Conservadora de Museu-Volume II”, da Editora By the Book. da autoria da Dra. Isabel Maria Silveira Godinho, membro do Conselho Director.
Este segundo livro refere-se aos anos 90 do seu mandato como Directora do Palácio Nacional da Ajuda e é um elencar de histórias, investimentos, viagens, exposições e muitos contactos com conservadores de museus pelo mundo fora.
A apresentação do livro fica a cargo da Professora Doutora Natália Correia Guedes.
de Dezembro, 5ª feira, pelas 18:00h
Lançamento de Livro
TEMPOS MODERNOS – MITOS, FRATURAS E SONHOS
O Grémio Literário promove o lançamento do livro “Tempos Modernos – Mitos, Fraturas e Sonhos”, da autoria do Consócio Sylvio Lago. Nesse livro, estão reunidos escritos motivados por pensamentos e reflexões a respeito dos tempos dramáticos da nossa cultura, filosofia de vida e consciência moral. Abordam questões actuais e dizem respeito à condição humana individual e colectiva, suas tragédias, esperanças e concepções do mundo.
Dizem respeito a problemas que não são propriamente filosóficos, mas que estão presentes no mundo contemporâneo, que passa por modificações rápidas e profundas e que atingem a todos.
Tratam de temas que por sua natureza habitam, também, as áreas do horror e da perplexidade, violando as leis da razão, das virtudes e da compaixão e que expõem sofrimentos e a supressão do significado da palavra “humano”.
Como em anteriores trabalhos, o autor busca a perspectiva multidimensional, com uma recusa deliberada ao olhar da rigidez perceptiva. Reflexões que pensam a respeito dos fanatismos que não suportam a ideia de ver o mundo por outros ângulos, além dos referentes às barbáries e terrorismos, doenças trágicas do nosso tempo.
de Dezembro, 3ª feira, pelas 19:00h
Evocação
CENTENÁRIO DE ALEXANDRE O´NEILL
Por ocasião do Centenário de Alexandre O´Neill, o Grémio Literário promove uma sessão de homenagem com uma evocação lembrando aquele importante poeta do movimento surrealista português e com a leitura de poemas da sua autoria. Alexandre O’Neill foi um dos grandes poetas do século XX português, dotado de um humor e de uma capacidade de reinvenção da linguagem comum absolutamente notáveis.
Esta sessão será conduzida pelos Consócios Embaixador Luís Filipe Castro Mendes e Professor Doutor Rui Vieira Nery.
Os banquetes que se realizam no âmbito de eventos sociais, familiares ou culturais têm sido objecto de adesão crescente, contribuindo para estreitar os laços de estima entre os sócios, fortalecendo a imprescindível afinidade face aos desígnios do Grémio Literário, factor importante para o seu desenvolvimento sustentável.
No entanto, os jantares privados não têm evoluído no mesmo sentido, não obstante o Grémio Literário oferecer um ambiente calmo e cheio de tradições, constituindo um local privilegiado para o efeito, no coração do Chiado.
Com o objectivo de incentivar os sócios e seus convidados a utilizarem, ao jantar, os serviços do Grémio Literário, desfrutando deste tão agradável e romântico espaço, a respectiva carta vai ser alargada com várias opções de entrada, peixe, carne e sobremesa, para além de refeições ligeiras. Esperamos que participem e que gostem!