ANO DE 2009

Janeiro

  • Jantar de convívio no Dia de Reis, com uma ementa tradicional.
  • Homenagem ao sócio honorário, o cineasta Manoel de Oliveira, durante a qual foram exibidos os filmes “Douro, Faina Fluvial” e “A Vida e a Morte”.
  • Lançamento do livro “Lisboas” da autoria de Jaime-Axel Ruíz Baudrilhaye e do consócio Dr. Ignacio Vázquez Molíni, cuja apresentação foi feita pelo consócio Prof. Doutor Diogo Leite de Campos.

Fevereiro

  • Lançamento e apresentação do CD “Bach and Forward”com obras de J.S. Bach, F. Schubert e C. Debussy, da pianista Luísa Tender.
  • Sessão comemorativa do centenário do nascimento da pintora Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992), tendo sido oradores a Senhora Dra. Marina Ruivo, directora da Fundação Vieira da Silva – Arpad Szenes que falou sobre a acção cultural desta instituição e o Prof. Doutor José-Augusto França que fez uma palestra sobre “Vieira da Silva para o Futuro”, a que se seguiu a passagem do filme sobre a vida e obra da pintora, “Ma Femme chamada Bicho”.
  • Lançamento do livro infantil “Um Conto de Sonhar a Realidade”, da autoria da Presidente da Fundação Pedro Ruivo e nossa consócia Maria de Jesus Bispo, a que se seguiu a actuação das jovens pianistas Júlia Azevedo e Alena Khmeliskaia, que interpretaram obras de diversos compositores.

Março

  • Lançamento do livro Natália”, da autoria do nosso consócio Professor Doutor Hélder Macedo, tendo a apresentação da obra e do autor sido feita pela Dra. Luísa Mellide Franco e pelo Dr. Manuel Aquino.
  • Comemoração do centenário da morte de Machado de Assis (1839-1908), figura literária cimeira da Cultura Brasileira, com apresentação do Senhor Embaixador Lauro Moreira, conhecedor e entusiástico divulgador da cultura de língua portuguesa em geral, tendo durante a sessão sido apresentados vídeos e recitações de trechos daquele autor.
  • Lançamento do livro “Marcolina ou o Último Duelo de Casanova”, da autoria do Dr. José Sasportes, com apresentação a cargo da escritora Lídia Jorge.
  • Prova de Vinhos sob o tema “O Vinho e a Música”, cuja apresentação esteve a cargo do consócio Eng. José Manuel Bento dos Santos, produtor dos vinhos da Quinta Monte d’Oiro e durante a qual se demonstrou, sob os acordes do Cappricio nº 24 de Paganini, como a música pode servir para explicar, de forma pedagógica as “nuances” do próprio vinho.
  • Lançamento do livro Chapas Heráldica das Seguradoras, da autoria dos Drs. José Pousinho e Vítor Alegria, tendo a apresentação do livro sido feita pelo Dr. Diamantino Marques, Presidente do Conselho Cientifico e Técnico do INETESE.

Abril

  • Comemoração do 163º aniversário da fundação do Grémio Literário, em que usaram da palavra os Presidentes do Conselho Director e do Conselho Literário e durante a qual foi entregue o Prémio Grémio Literário 2008, constituído por uma escultura da autoria de José de Guimarães, sócio honorário do Grémio Literário, que generosamente a ofereceu para o efeito. Seguiu-se um recital com a pianista Luísa Tender, que interpretou peças de Bach, Debussy e Wagner.
  • Comemoração do centenário do nascimento de Joaquim Paço d’Arcos, durante a qual o Dr. João Bigotte Chorão proferiu uma conferência evocando a obra daquele ilustre personagem da literatura portuguesa e o Maestro António Leitão fez a leitura de alguns excertos dessa obra.

Maio

  • Lançamento do livro “Uma História de Violência Politica” da autoria da Profª Doutora Maria de Fátima Bonifácio, apresentado pela Dra. Filomena Mónica.
  • Lançamento do livro “ Perder-me para me encontrar …” da autoria de Monica Mirpuri, editado pela Humanity’s Friends Books.
  • Apresentação do livro “Almada Dixit”, antologia de citações de Almada Negreiros, incluindo alguns factos importantes da sua vida, bem como da vida cultural e politica nacional, da autoria do consócio Prof. Doutor João Furtado Coelho, prefaciado pelo Prof. Doutor José-Augusto França, que fez a respectiva apresentação
  • Exposição de pintura sob o tema “Terra do Condestável”, da consócia Sylvia Purwin Falcão Trigoso, e na qual foram, igualmente, expostos os livros que já haviam sido publicados, sobre a figura do Condestável, recentemente canonizado.

Junho

  • Jantar dos Santos Populares, que decorreu no jardim num ambiente de grande animação, com excelente musica interpretada pela orquestra de Jazz “Lisbon Swingers”, constituída por cerca de 20 elementos, que apresentou grandes temas lembrando o som típico de conhecidas orquestras como as de Count Basie e Duke Ellington.

Julho

  • Noite de fados de homenagem a D. Vicente da Câmara, durante o qual actuaram para além do homenageado, os seus filhos Manuel da Câmara e José da Câmara e ainda um grupo de amigos.

Setembro

  • Exibição em antestreia do filme “Chéri”, realizado por Stephen Frears, amavelmente cedido pelo consócio Senhor José Manuel Castello Lopes.

Outubro

  • Conferência subordinada ao tema “Bíblia e Cultura Ocidental”, na qual foi abordada a temática relacionada com a influência da Bíblia na história cultural do Ocidente, sendo conferencista, o Prof. Doutor Armindo dos Santos Vaz.
  • Exibição em antestreia do filme “Amor por Acaso”, realizado por Brandon Camp, amavelmente cedido pelo consócio Senhor José Manuel Castello Lopes.
  • Apresentação do livro “Conheça Bem as Asas que Tem” da autoria de Maria José Costa Félix, esposa do consócio Dr. Júlio de Moraes, tendo a apresentação sido feita por Ana Zanatti.

Novembro

  • Lançamento do livro “Carlos Veiga – Biografia Política”, da autoria de Nuno Manalvo, tendo a apresentação da obra sido feita pelo consócio Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, com a presença do biografado.
  • Jantar de S. Martinho, com menu tradicional, animado com a actuação dos jovens fadistas Cuca Roseta e António Costa Félix Morais.
  • Comemoração do 164 º aniversário do nascimento do escritor Eça de Queiroz, que foi ilustre sócio do Grémio Literário, com a projecção do filme “Singularidades de uma Rapariga Loura”, realizado pelo cineasta e sócio honorário Manoel de Oliveira, numa co-produção luso-franco-espanhola, que adaptou um conto homónimo de Eça de Queiroz. Seguiu-se um magnífico jantar cuja ementa recriou o célebre jantar ocorrido na residência de Jacinto, em Paris, e que Eça de Queiroz tão divertidamente descreveu no livro “A Cidade e as Serras”.

Dezembro

  • Exibição em antestreia do filme “Ágora ”, realizado por Alejandro Amenábar, amavelmente cedido pelo consócio Senhor José Manuel Castello Lopes.
  • Lançamento do romance “A Guerra e A Paz “da autoria do consócio, Presidente do Conselho Literário, Professor Doutor José-Augusto França, tendo a obra sido apresentada pelo consócio Professor Hélder de Macedo, em diálogo com o autor.
  • Festa da Noite de São Silvestre, bastante concorrida, na qual foi servido um requintado jantar e ceia, com animação durante toda a noite, a cargo de um grupo musical de reconhecida qualidade.

Animação musical

À excepção do período de férias, os jantares das últimas sextas-feiras do mês foram animados por agrupamentos musicais, num ambiente festivo e de agradável convívio. A música, abarcando diversos ritmos, proporcionou aos sócios e seus convidados, momentos divertidos onde a dança marcou sempre presença! Também, durante o mesmo período do ano, os jantares das quintas-feiras contaram com a participação de um pianista, que enobreceu, ainda mais, o ambiente romântico da Varanda.

Passeios Literários

Em colaboração com a Moments in Portugal, de que é Director o consócio Dr. Rui Nobre, foram organizadas duas jornadas de reconhecido interesse cultural e que proporcionaram momentos de efectiva confraternização, entre todos os participantes, evocativas da vida e obra de Miguel Torga, em Maio e sobre D. João I e D. Nuno Álvares Pereira, em Outubro.