ANO DE 2008

Janeiro

  • Exibição em antestreia do filme A Desconhecida, do realizador Giuseppe Tornatore.
  • Conferência, integrada no ciclo musical, mostrando excertos de filmes de Manoel de Oliveira, onde João Paes colaborou musicalmente.

Fevereiro

  • Lançamento do livro O Roubo do Príncipe – Salazar e o Casamento do Duque de Bragança da autoria de João Amaral. A apresentação da obra e do autor foi feita pelo consócio Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.
  • Lançamento do livro infantil Vida de Cão da autoria da consócia Maria de Jesus Bispo, seguida de recital de piano com interpretação de diversas obras pela jovem pianista Alena Khmeliskaia.
  • Lançamento do livro Fiz das Tripas Coração da autoria do consócio Dr. Luís Miguel Rosa Dias. A apresentação da obra foi feita pelo Dr. Luís Lourenço, Presidente da Sociedade Portuguesa dos Artistas e Escritores Médicos.

Março

  • Lançamento do livro O Segredo da Trapezista da autoria de Óscar Málaga Gallegos. A apresentação do livro foi promovida pela consócia S.E. a Embaixadora do Peru, Luzmila Zanabria.

Abril

  • Exposição de pintura com apresentação de trabalhos da autoria do pintor Juan Cruz-Plaza, promovida pelo consócio Dr. Ignacio Vásquez Molini.
  • Conferência sobre o tema Os Balcãs, a crise do Kosovo e a contribuição da União Europeia, promovida em colaboração com o Instituto de EstudosEstratégicos e Internacionais (IEEI), tendo sido orador o Professor Doutor Anton Bebler, que além de outros importantes cargos é Professor de Ciência Política na Universidade de Ljubliana.
  • Comemoração do 162º aniversário da fundação do Grémio Literário, a 18 de Abril, com a realização de uma sessão em que usaram da palavra os presidentes do Conselho Director e do Conselho Literário, e durante a qual foi entregue ao escritor Pedro Lapa, pela sua obra intitulada “Exposição da Obra de Columbano Bordalo Pinheiro” (1874-1900), o Prémio Grémio Literário 2007 constituído por uma escultura da autoria de José de Guimarães, sócio honorário do Grémio Literário, que generosamente a ofereceu para o efeito. Nessa mesma sessão foram distinguidos com menções honrosas, Alfredo Campos Matos, pela obra Eça de Queiroz-Fotobiografia, Ivo Castro, pela edição genética e critica de Amor de Perdição, Maria Helena Lisboa, pela obra de investigação As Academias e Escolas de Belas Artes e o Ensino Artístico (1836-1910) e Rui Ramos, pela sua obra D. Carlos (1863-1908).

Maio

  • Exibição em antestreia do filme “Loucuras em Las Vegas”, do realizador  Tom Vaughan.
  • Comemoração do centenário da morte de D. João da Câmara, tendo sido conferencista o historiador de teatro Luís Francisco Rebelo. No decurso da sessão foram lidas cenas das peças mais significativas da obra do homenageado, pelos actores Cármen Dolores, Rui Mendes e Rogério Vieira.
  • Apresentação do livro Madalena – História e Mito da autoria da consócia Profª. Doutora Helena Maria Barbas, a cargo da escritora Rita Ferro e do Professor António de Macedo.
  • Homenagem ao consócio Dr. José Manuel Serra Formigal, que foi Director do Teatro Nacional de S. Carlos, integrada no ciclo de música, tendo a apresentação do homenageado sido feita por Joel Costa. A exposição foi documentada com som e imagens dos arquivos de João Pereira Bastos.
  • Lançamento do livro Maomé, o Islão e o Extremismo Islamita da autoria do consócio Eng. Francisco Corrêa Guedes, tendo a apresentação ficado a cargo do Dr. Guilherme d’Oliveira Martins.
  • Passeio Literário evocativo da vida e obra de Aquilino Ribeiro, que percorreu os locais relacionados com a vida e a obra daquele grande escritor e mestre da língua portuguesa. Os participantes foram acompanhados por estudiosos e especialistas aquilinianos.

Junho

  • Exposição de pintura sob o tema Impressões Cromáticas com a apresentação de trabalhos de pintura da autoria de Maria Madalena Lourenço Serro de Brito Caiado, mulher do consócio Dr. José Caiado.
  • Jantar dos Santos Populares, que decorreu no jardim num ambiente de grande animação com excelente musica interpretada pela orquestra de Jazz “Lisbon Swingers”, constituída por cerca de 20 elementos, que apresentou grandes temas lembrando o som típico de conhecidas orquestras como as de Count Basie e Duke Ellington.
  • Lançamento do livro “Face a Face com Einstein” do pintor Nadir Afonso, apresentado pela nossa consócia Dra. Maria da Glória Ribeiro.

Julho

  • Lançamento do livro Manual de Instruções para Homens de Sucesso da autoria de Paula Bobone, mulher do consócio Arq. Vasco Bobone, tendo a obra sido apresentada por Teresa Arriaga e Frederico d’Orey.
  • Exibição em antestreia do filme Vigilância, do realizador Jennifer Lynch.

Outubro

  • Passeio Cultural sob o tema Os Templários em Portugal que percorreu locais históricos evocativos da presença daquela Ordem em Portugal e das raízes por ela deixadas. O passeio contou com a presença do conhecido especialista no assunto, o Prof. Doutor José Manuel Anes.
  • Exibição em antestreia do filme Destruir Depois de Ler, dos realizadores Ethan Coen e Joel Coen.
  • Conferência subordinada ao tema O Regime e a Ala Liberal, integrada no ciclo de debates Tempos de Transição 1968-1974, cujo moderador foi o Dr. Emídio Rui Vilar. A conferência contou com o seguinte painel de oradores: Dr. João Salgueiro, Dr. Elmano Alves, Dr. José Luís Nogueira de Brito, Dr. Mota Amaral e Dr. Pinto Balsemão.

Novembro

  • Conferência subordinada ao tema O Fim do Império, os Últimos Dias do Ultramar, integrada no ciclo de debates Tempos de Transição 1968-1974, cujo moderador foi o Dr. Rui Cartaxana. A conferência contou com o seguinte painel de oradores: Dr. Abdool Karim Vakil, Dr. Walter Marques, Dr. José Soares Martins, Dr. Amaral Monteiro e General Abel Couto.
  • Jantar de S. Martinho, com menu tradicional, animado pelos fadistas Maria do Carmo Moniz Pereira e Pedro Madureira, acompanhados à guitarra e à viola, respectivamente por Diogo Chang e Luís Roquette.
  • Lançamento do livro História e Poesia de Portugal da autoria de João Coelho dos Santos, tendo a obra sido apresentada pelo Dr. Augusto Ferreira do Amaral. Foram declamados versos dos nossos autores clássicos, tendo a sessão sido encerrada por S.A.R. Dom Duarte, Duque de Bragança.
  • Apresentação dos livros Causas da Decadência dos Povos Peninsulares e Contracapas  da autoria de Antero de Quental. A primeira obra foi apresentada pelo Professor Eduardo Lourenço e a segunda por Ana Maria Almeida Martins.
  • Comemoração do 163 º aniversário do nascimento de Eça de Queiroz, com a apresentação de uma peça da autoria do conhecido historiador teatral Luís Francisco Rebelo, composta por cenas teatralizadas a partir de Os Maias, interpretada pelos actores Rui Mendes, Sofia Duarte Silva, José Fidalgo e Rogério Vieira. Seguiu-se um magnífico jantar cuja ementa foi inspirada em textos da autoria daquele escritor. 

Dezembro

  • Homenagem à conhecida cantora lírica Elsa Saque, integrada no ciclo de música, tendo a apresentação sido feita pelo Dr. José Serra Formigal. A sessão contou com um momento musical a cargo de actuais e antigos alunos da homenageada e do pianista Professor Francisco Sassetti.
  • Apresentação do livro Eça de Queiroz – Correspondência, organizado e anotado pelo Arq. A. Campos Matos, a cargo do Prof. Doutor José-Augusto França.

Animação musical

À excepção do período de férias, os jantares das últimas sextas-feiras do mês foram animados por agrupamentos musicais, num ambiente festivo e de agradável convívio. A música, abarcando diversos ritmos, proporcionou aos sócios e seus convidados, momentos divertidos onde a dança marcou sempre presença! Também, durante o mesmo período do ano, os jantares das quintas-feiras contaram com a participação de um pianista, que enobreceu, ainda mais, o ambiente romântico da Varanda.