PRÓXIMAS INICIATIVAS

11 de Janeiro, 5ª feira, pelas 19:00h 
ConferênciaCento e Cinquenta Anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal”

O Grémio Literário associa-se com satisfação à celebração desta efeméride tendo convidado o Exmo. Sr. Prof. Doutor Faria e Costa, catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, a proferir a conferência: "Hoje não basta dizer: Morte à Morte" que terá lugar no próximo dia 11 de janeiro de 2018, às 19 h, seguida de jantar.

A abolição legal da pena de morte em Portugal, foi um assunto complicado, não só pela sua delicadeza intrínseca, como pela dificuldade de agenda; a Câmara dos Deputados pretendia votá-la e o governo, que não prescindia dessa iniciativa e do prestígio que lhe estava associado, usou de todos os expedientes para a adiar. A extensão da lei às colónias e ainda ao Exército e à Marinha, constituíram outros tantos problemas e evitaram a votação mais precoce da lei.

De todos estes pontos irá seguramente tratar o nosso ilustre convidado que, além do cargo acima mencionado, foi também vogal do Conselho Superior de Magistratura, presidente do Conselho de Fiscalização dos Serviços de Informações da República, Provedor de Justiça e membro Conselho de Estado.

É autor de numerosas publicações sobre Direito Penal e Filosofia do Direito. Traduziu a obra fundamental de Cesare Beccaria que lhe valeu o primeiro prémio de tradução científica e técnica em língua portuguesa, da União Latina, publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian ( 5 ª Ed). É ainda o autor de cinco livros de poemas debaixo do nome literário Francisco d' Eulália. É cidadão honorários de S. Paulo e de João Pessoa (Brasil).

A sessão será seguida de jantar ao preço de 30€ por pessoa.

 

24 de Janeiro, 4ª feira, pelas 18:15h
Missa Anual

Informamos os prezados Consócios que a missa por intensão dos Sócios falecidos, em 2017, vai ser celebrada na Basílica dos Mártires, Rua Garrett, no dia 24 de Janeiro pelas 18:15.

 

24 de Janeiro, 4ª feira, pelas 20:00h
Jantar/debate 
Ciclo “O estado do Estado: Estado, Sociedade, Opções”

O novo ciclo de jantares-debate, promovido pelo Clube Português de Imprensa, em parceria com o Centro Nacional de Cultura e o Grémio Literário, subordinado ao tema genérico “O estado do Estado: Estado, Sociedade, Opções” prossegue no próximo dia 24 de Janeiro, sendo orador convidado António Lobo Xavier, advogado, político e conselheiro de Estado designado por Marcelo Rebelo de Sousa.
António Bernardo Aranha da Gama Lobo Xavier, de seu nome completo, nasceu em Coimbra em 1959, e é um prestigiado advogado, ligado desde a juventude ao CDS-PP, com uma intervenção política regular e respeitada, designadamente, no programa televisivo “Quadratura do Círculo”, no qual participa desde 2004.

Foi em Coimbra que Lobo Xavier obteve a licenciatura em Direito, fez o mestrado em Ciências Jurídico-Económicas e onde  iniciou, em 1983, a sua carreira como assistente da sua  Faculdade, onde se manteve até 1994. Desde então dedicou-se, exclusivamente, à advocacia e à administração de empresas, que concilia com a actividade de analista político.

Foi sócio de várias sociedades de advogados e reconhecido pela Ordem dos Advogados como especialista em Direito Fiscal.

Também faz parte dos órgãos de outras instituições particulares com fins públicos, sendo vogal da direcção da Associação Comercial do Porto e dos conselhos de administração da Fundação de Serralves e da Fundação Belmiro de Azevedo.

Foi membro do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais, colaborador da Comissão de Reforma Fiscal e Presidente da Comissão de Reforma Fiscal em 2012.

Eleito deputado à Assembleia da República, em 1983, 1985, 1987, 1991 e 1995, disputou em 1992 a liderança do CDS a Basílio Horta e Manuel Monteiro, num congresso ganho por este último.

É esta personalidade, que aprecia o rigor e prepara com minúcia as suas intervenções públicas, que teremos connosco ao reatar no Novo Ano o ciclo de jantares-debate no Grémio Literário.

O preço do jantar é de 30€ por pessoa.

 

26 de Janeiro, 6ª feira, pelas 19:30h
Tertúlia: A situação política no Portugal de hoje e a experiência portuguesa no século XIX

O Grémio Literário promove, por iniciativa do advogado Dr. André Abrantes Amaral e do economista e membro Dr. Carlos Novais, uma tertúlia subordinada ao tema da situação política no Portugal de hoje tendo como pano de fundo a experiência portuguesa no século XIX.

São convidados a Professora Doutora Maria de Fátima Bonifácio e o Professor Doutor Rui Ramos, dois reconhecidos professores de História com especial ênfase no século XIX e inícios do século XX, que discutirão e analisarão a presença constante da dívida pública na história de Portugal, bem como os seus efeitos nefastos para o país e os seus cidadãos.

O evento realizar-se-á na Biblioteca.