Boletim de Março

Mensagem do Presidente

A CIÊNCIA NO GRÉMIO LITERÁRIO

O Grémio Literário cumprindo o desígnio da sua fundação, formar e proporcionar o saber, entende que estamos na altura certa para se continuar a dar a primazia ao conhecimento, nos seus diversos componentes, realçando a Ciência, num esforço de descoberta e entendimento geral.

O mundo mudou inesperadamente numa realidade que ultrapassa a racionalidade, suspensa de factos e de notícias que exigem ponderação, bom senso e sobretudo Ciência.

Uma Ciência que vá além de sentimentos e emoções, uma Ciência que conduza o homem para o seu desenvolvimento numa perspectiva de vida culta, saudável e feliz.

Uma instituição vocacionada para a cultura deve acompanhar os tempos e ajudar à análise e reflexão sobre os acontecimentos que atingem a sociedade.

O Grémio Literário é uma instituição que deseja o bem-- estar e a felicidade dos seus sócios, em harmonia social e detentores de conhecimentos, preparados para os desafios do presente e do futuro.

António Pinto Marques

24

de Fevereiro, 6ª Feira, pelas 19:00h
Apresentação do Livro
“UM ESTRANHO ANIMAL DE DUAS CABEÇAS – O ESCRITOR DIPLOMATA”
Luís Filipe Castro Mendes

Capa do Livro UM ESTRANHO ANIMAL DE DUAS CABEÇAS – O ESCRITOR DIPLOMATA de Luís Filipe Castro Mendes

O Grémio Literário promove o lançamento do livro de ensaios “Um Estranho Animal de Duas Cabeças – O Escritor Diplomata”, das edições Labirinto e da autoria do Embaixador Luís Filipe Castro Mendes, membro do Conselho Literário do Grémio Literário, que será apresentado pelo poeta António Carlos Cortez.

O livro constitui uma coletânea de escritos sobre poesia e poetas, bem como uma apresentação da sua poesia pelo próprio autor, onde Luís Filipe Castro Mendes esclarece como convivem nele o embaixador e o poeta.

A sessão será seguida de jantar.

2

de Março, 5ª Feira, pelas 18:30h
Conferência
“CRUZAMENTO DE TRADIÇÕES NA POESIA ROMÂNTICA”

O Grémio Literário organiza uma conferência sob o tema “Cruzamento de tradições na poesia romântica”, cujo propósito é reunir, sobre o mesmo, três reflexões, indo buscar tradições que a poesia romântica recupera (ou cria como tal, como a poesia oral/popular) e que, de alguma forma, cristaliza para toda a poesia posterior. Trata-se, portanto, de olhar para a poesia romântica como uma espécie de ponto incandescente – para trás e para a frente.

Moderação

Profª. Doutora Helena Buescu
Membro do Conselho Literário

Participação

PROFª. DOUTORA PAULA MORÃO e PROF. DOUTOR RICARDO NOBRE
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Intervenção sob o título

“A POESIA DE GARRETT – ALICERCES E CAMINHOS NOVOS”.

Que formação teve o jovem Garrett? Como se foi desenvolvendo a sua voz poética? Considerando os livros da obra lírica (1829, 1845, 1853), procura-se esboçar o percurso de Garrett neste campo.

PROFª. DOUTORA VANDA ANASTÁCIO
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Intervenção sob o título

“ENTRE OS CLÁSSICOS E OS ROMÂNTICOS: COMO ENTENDER A POESIA PORTUGUESA DAS LUZES?”

Partindo de textos da época, a conferencista propõe discutir as noções e pensar a utilidade de “etiquetas” como “neoclacissismo” e “préromantismo” usadas para designar a produção poética das Luzes.

PROFª. DOUTORA SANDRA BOTO
Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Intervenção sob o título

“O ROMÂNTICO A VER GRANADA: O LUGAR DO ROMANCEIRO NOVO EM ALMEIDA GARRETT”

Com recurso a textos concretos, abordam-se os processos de incorporação do romanceiro barroco de temática mourisca no programa garrettiano dedi-cado à por ele designada “poesia popular”, ou seja, o Romanceiro.

A sessão será seguida de jantar.

6

de Março, 2ª Feira, pelas 18:30h
Lançamento de Livro
"VENCER OS INVERNOS. ENERGIA E CLIMA NO CAMINHO DA UNIÃO EUROPEIA. A NOVA GEOPOLÍTICA ENERGÉTICA EM TEMPO DE GUERRA"
Coronel Eduardo Caetano de Sousa

Capa do Livro VENCER OS INVERNOS. ENERGIA E CLIMA NO CAMINHO DA UNIÃO EUROPEIA. A NOVA GEOPOLÍTICA ENERGÉTICA EM TEMPO DE GUERRA

O Grémio Literário, em colaboração com a Diário de Bordo editores promove o lançamento do livro "Vencer os Invernos. Energia e clima no caminho da União Europeia. A nova geopolítica energética em tempoS de guerra", da autoria do Coronel Eduardo Caetano de Sousa que será apresentado pelo Dr. António Figueiredo Lopes.

7

de Março, 3ª Feira, pelas 18:00h
Lançamento de Livro
“JORNALISTA, ESPIÃO E EMPRESÁRIO − A VIDA AVENTUREIRA DE LUÍS LUPI NOS CORREDORES DO ESTADO NOVO“
Wilton Fonseca e Gonçalo Pereira Rosa

Capa do Livro ORNALISTA, ESPIÃO E EMPRESÁRIO − A VIDA AVENTUREIRA DE LUÍS LUPI NOS CORREDORES DO ESTADO NOVO de Wilton Fonseca e Gonçalo Pereira Rosa

O Grémio Literário promove a apresentação do livro, em 2ª edição, “Jornalista, espião e empresário – a vida aventureira de Luís Lupi nos corredores do Estado Novo”, da autoria do Consócio Wilton Fonseca e de Gonçalo Pereira Rosa, editado pela Âncora Editora. A apresentação fica a cargo do Prof. Dr. António Ventura, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

No final será servido um Porto de Honra.

142128

de Março, 3ªs Feiras, pelas 19:00h
Curso sobre
HISTÓRIA DA CANÇÃO POPULAR BRASILEIRA das modinhas Coloniais às rupturas da tropicália
Raízes da Música Popular Brasileira
PROF. DOUTOR RUI VIEIRA NERY
As inscrições deverão ser efectuadas junto da secretaria.

O Grémio Literário promove, na Biblioteca, um curso intitulado “DAS MODINHAS COLONIAIS ÀS RUPTURAS DA TROPICÁLIA – Raízes da Música Popular Brasileira”, regido pelo Prof. Doutor Rui Vieira Nery, membro do Conselho Literário do Grémio Literário.

O desenvolvimento da sociedade colonial brasileira na segunda metade do século XVIII, faz emergir nas principais cidades do Brasil um novo género de canção popular urbana, a Modinha, que depressa conquistará, também, os públicos citadinos da Metrópole portuguesa. As formas e harmonias europeias cruzam-se aqui com as melodias expressivas e os ritmos sincopados sensuais das tradições africanas, e será deste constante diálogo intercultural que virá a nascer muita da Música Popular brasileira nos dois séculos seguintes. Na viragem para o século XX, as operetas de Chiquinha Gonzaga e os tangos brasileiros de Ernesto Nazareth coincidem com a edição, em 1917, do primeiro registo fonográfico de um novo género, o Samba. Nas décadas de 1920 a 40, a Rádio será o grande veículo de afirmação de grandes compositores como Pixinguinha, Ari Barroso ou Noel Rosa, e das vozes carismáticas de Francisco Alves, Mário Reis, Sílvio Caldas ou Carmen Miranda, a que sucederão, no pós-Segunda Guerra Mundial, as de Emilinha Borba, Dalva de Oliveira ou Dick Farney, mas também o lirismo baiano das cantigas praieiras de Dorival Caymmi e o ritmo nordestino dos baiões de Luiz Gonzaga. A Bossa Nova irrompe no fim dos anos 50 pela pena de compositores como João Gilberto ou António Carlos Jobim, primeiro cantados por Elizeth Cardoso e Sylvia Telles, depois pela nova geração projetada pelos Festivais da Canção dos anos 60, incluindo Nara Leão, Elis Regina, Elza Soares e o compositores-intérpretes Chico Buarque de Holanda, Sérgio Ricardo, Caetano Veloso ou Gilberto Gil, que viriam a ter um papel destacado na resistência à Ditadura Militar de 1964. Mas o predomínio da Bossa Nova carioca e paulista viria a ser desafiada pela Tropicália baiana, com Caetano, Gil, Maria Bethânia e Gal Costa, pelo Pop-Rock da Jovem Guarda, com Roberto Carlos e Erasmo Carlos, pela poética idiossincrática do mineiro Milton Nascimento, pelas figuras iconoclásticas de Ney Matogrosso e Cazuza, ou por fim pelas novas vozes pós-modernas de Rita Lee ou dos Titãs.

São dois séculos de Música Popular brasileira, revisitados em voo rasante ao longo de três sessões. É conveniente a participação nas 3 sessões. O Grémio Literário emitirá um certificado de frequência aos participantes que o desejem.

16

de Março, 5ª Feira, pelas 19:00h
APONTAMENTOS SOBRE A HISTÓRIA DE LISBOA

Integrado no ciclo “Apontamentos sobre a História de Lisboa”, realiza- se na Biblioteca mais uma sessão subordinada ao tema “Epopeia dos Descobrimentos”, a cargo do Consócio Dr. Francisco Xavier Alves, membro do Conselho Director do Grémio Literário.

Nesta sessão serão abordadas as principais marcas das viagens marítimas dos Descobrimentos, nos reinados de D. João II e D. Manuel I.

A sessão será seguida de jantar.

30

de Março, 5ª Feira, pelas 18:00h
Conferência
“DO LIBERALISMO AO NEO-REALISMO, NO QUADRO DE UMA HEGEMONIA MULTIPOLAR EUA-CHINA”

Imagem de Benjamin Franklin

O Grémio Literário promove a conferência “Do Liberalismo ao Neo-Realismo, no Quadro de uma Hegemonia Multipolar EUA-China” organizada pelo Instituto Benjamin Franklin, que contará com a participação de Sua Excelência o Embaixador do Japão em Portugal, Sr. Ota Makoto, do Responsável Máximo da Representação de Taiwan em Portugal, o Consócio Prof. Doutor António Mendonça, do Tenente-Coronel Proença Garcia, do Dr. Germano de Almeida e do Consócio, Prof. Doutor António Rebelo de Sousa.

Nessa sessão, vai proceder-se, também, ao lançamento da 2ª edição do livro “Do Liberalismo ao Neo-Realismo” da autoria do Prof. Doutor António Rebelo de Sousa.

13

de Abril, 5ª Feira, pelas 19:00h
HOMENAGEM AO ARQ. ALFREDO CAMPOS MATOS
(1928-2023)

Imagens de logotipos

O Grémio Literário e o Círculo Eça de Queiroz promovem uma sessão conjunta de homenagem ao Arq. Alfredo Campos Matos, recentemente falecido.

Alfredo Campos Matos foi um dos lídimos homens de cultura que se destacou ao longo da segunda metade do século XX e primeiras décadas do século XXI. Os estudos Queirosianos foram a área em que o seu trabalho constituiu um marco para muitos de nós, onde o seu labor deu origem a uma convergência de estudiosos e leitores da obra de Eça de Queirós, manifestada quer em obras individuais, da sua autoria, quer no magnífico Dicionário de Eça de Queirós, que conheceu ampliações e revisões significativas. Os estudos queirosianos devem-lhe muito, bem como, no geral, se lhe deve um conhecimento mais aprofundado da Geração de 70, a que Eça pertenceu e que marcou, posteriormente, todo o século XX.

Alfredo Campos Matos era Sócio Honorário do Grémio Literário e do Círculo Eça de Queiroz.

ABERTURA

Dr. António Pinto Marques

Presidente do Grémio Literário

CONFERÊNCIA “ECITE COMO DESLUMBRAMENTO – ALFREDO CAMPOS MATOS”

Por
Profª Doutora Isabel Pires de Lima

TESTEMUNHOS

Doutor Guilherme d’Oliveira Martins
Prof. Doutor José Carlos de Vasconcelos
Arq. Rui Campos Matos

ENCERRAMENTO

Dr. Pedro Rebelo de Sousa

Presidente do Círculo Eça de Queiroz

A sessão será seguida de jantar.

18

de Abril, 3ª Feira, pelas 18:30h
Sessão Comemorativa
177.º aniversário
GRÉMIO LITERÁRIO

A sessão conta com o seguinte programa:

SAUDAÇÃO

Dr. António Pinto Marques

Presidente do Grémio Literário

Cerimónia de entrega do Prémio Grémio Literário 2022 e Menção Honrosa

Por
Dr. Guilherme d’Oliveira Martins

Presidente do Conselho Literário

Sessão de poesia

Leitura de poemas de poetas do Grémio Literário
Por
Prof. Doutor Rui Vieira Nery

Membro do Conselho Literário

Recital de Piano

João Costa Ferreira

Pianista

Encerramento da sessão

Jantar