Boletim de Agosto

Mensagem do Presidente

Progresso no Grémio Literário

Num tempo de incertezas, o Grémio Literário oferece aos seus sócios uma modernidade com a certeza de oferecer grandes melhorias no seu espaço que a todos beneficiam.

O progresso é símbolo de novidades e o Grémio Literário acompanha-o, não esquecendo o passado de que é a sua memória e a sua substância.

Sempre nos preocupámos em restaurar e conservar o património edificado do Grémio Literário mas, renovar e proporcionar aos seus sócios uma melhor acessibilidade interior foi desde sempre uma preocupação e um desejo que se concretiza agora com um elevador.

As obras estão concluídas e espera-se a todo o momento a sua colocação. A demora justifica-se pela necessidade de uma encomenda especial devido ao espaço não convencional de uma estrutura antiga.

É com grande satisfação que o Grémio Literário vê o numero crescente de ocupação dos seus espaços, pelos sócios, e o aumento do número de eventos, o que significa o real objectivo da fundação do Grémio Literário: ser um espaço de oferta cultural e de socialização entre sócios.

O emblemático Jardim Romântico frequentado por Eça de Queiroz vê também o seu espaço ser alargado numa integração subtil, mas que proporciona um aumento da sua área, justificado pela preferência deste Jardim único, não mais a quinta de Eça, mas o Jardim da Casa de Cultura que é o Grémio Literário.

António Pinto Marques

6

de Outubro, 5ª Feira, pelas 19:00h
Lançamento do livro
“A RAINHA ISABEL II, RAINHA E MULHER: A VIDA PÚBLICA E O UNIVERSO ÍNTIMO”
Alberto Miranda

Capa do livro Um dia lusíada

O Grémio Literário promove, na Biblioteca, o lançamento do livro “A Rainha Isabel II, Rainha e Mulher: a Vida Pública e o Universo Íntimo”, da autoria de Alberto Miranda, editado pela Guerra e Paz.

Alberto Miranda, licenciado em Jornalismo Internacional pela Escola Superior de Jornalismo do Porto e mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, é jornalista especializado em famílias reais, tendo para além de escritor desenvolvido actividades em diversas áreas da comunicação social.

12

de Outubro, 4ª Feira, pelas 19:00h
Conferência
“PAINÉIS DE SÃO VICENTE”

Por iniciativa do Consócio Eng. Álvaro Vale e Azevedo o Grémio Literário promove uma conferência sobre os painéis de São Vicente, que será proferida pelo Prof. Doutor Fernando Branco, Professor Catedrático e Distinguished Professor do Instituto Superior Técnico.

A conferência conta a história de como a investigação da iluminura existente num Códice português do séc. XV, guardado na Biblioteca Nacional de Paris, permitiu, segundo o autor, desvendar um mistério com 150 anos: o significado dos famosos Painéis de S. Vicente e a identificação das suas personagens.

Ainda de acordo com o autor, com esta investigação os Painéis aparecem de forma natural e coerente, associados à representação de um famoso acontecimento da nossa História.

Os interesses culturais do conferencista, que é autor e co-autor de mais de 350 publicações científicas e de 14 livros de engenharia, levaram-no a investigar temas como a origem de Cristóvão Colombo e o significado dos Painéis de S. Vicente, sobre os quais publicou livros, tendo sido nomeado Membro Honorário da Academia Portuguesa de História e Membro do Centro de Investigação Prof. J. Veríssimo Serrão.

A sessão será seguida de jantar.

Paineis de São Vicente de Fora
18

de Outubro, 3ª Feira, pelas 19:30h
Conferência
“1922: O CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL E O REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA”
Profª Doutora Gilda Santos

No âmbito das comemorações do bicentenário da independência do Brasil, esta palestra procura abordar algumas memórias da celebração dos 100 anos do 7 de Setembro de 1822 preservadas num espaço do Rio de Janeiro especialmente vocacionado para o diálogo luso-brasileiro, o Real Gabinete Português de Leitura. Será uma palestra que avivará os elos intelectuais estabelecidos entre o Grémio Literário, em Lisboa, e o Real Gabinete, no Rio de Janeiro.

Gilda Santos, nascida em Portugal e radicada no Brasil desde a infância, é professora aposentada da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também perfez seu Mestrado (1980) e seu Doutorado (1989) e criou a Cátedra Jorge de Sena (1999). O Pós-Doutorado transcorreu na University of California/ Santa Barbara (1992-3). No Brasil e em outros países, esteve ligada a alguns centros de pesquisa e integra vários conselhos editoriais. Vice-Presidente Cultural e do Centro de Estudos do Real Gabinete Português de Leitura, aí instituiu (em 2001) e coordena o PPLB-Polo de Pesquisas Luso- -Brasileiras. Sobretudo difundindo a obra de Jorge de Sena ou focalizando temas das relações luso-brasileiras, é autora de numerosos ensaios e organizadora de vários eventos e publicações, sendo as mais recentes a antologia Não leiam delicados este livro – 100 poemas de Jorge de Sena (Rio, Ed. Bazar do Tempo, 2019) e Jorge de Sena, contemporâneo capital, vol. X das Obras Completas de Eduardo Lourenço (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2021). Recebeu do Presidente Jorge Sampaio a Comenda da “Ordem do Mérito de Portugal” (1997) e do Ministro da Cultura Luis Filipe Castro Mendes a “Medalha do Mérito Cultural” (2016).

A sessão será seguida de jantar.

21

de Outubro, 6ª Feira, pelas 18:00h
Lançamento do Livro
“AURORA TEIXEIRA DE CASTRO – A PRIMEIRA NOTÁRIA DE PORTUGAL”.
Lúcia M. Ataíde

O Grémio Literário promove a apresentação do livro “Aurora Teixeira de Castro – A primeira notária de Portugal”, da autoria da Consócia Dra. Lúcia M. Ataíde, edições Cosmos.

O livro será apresentado pela Profª. Doutora Margarida Mano (Vice-Reitora da Universidade Católica Portuguesa), pela Dra. Carla Câmara (Juíza Desembargadora do Tribunal da Relação de Lisboa) e pela Dra. Teresa Patrício (Advogada e English Solicitador).

No final será servido um Porto de Honra.

Capa de livro “AURORA TEIXEIRA DE CASTRO – A PRIMEIRA NOTÁRIA
DE PORTUGAL
24

de Outubro, 2ª Feira, pelas 18:45h
Conferência
“THE PHILOSOPHY (OBJECTIVISM) AND LIFE OF AYN RAND”

O Grémio Literário promove, na Biblioteca, uma conferência intitulada “The Philosophy (Objectivism) And Life of Ayn Rand”, por iniciativa do Consócio Dr. Carlos Novais Gonçalves, sendo conferencista Yaron Brook, Chairman of the Board, Ayn Rand Institute, intelectual americano reconhecido nos meios de debate de filosofia política.

Ayn Rand (1905-1982) foi uma grande intelectual do século XX, nascida na Rússia em 1905 e formada nos Estados Unidos, apaixonada por uma filosofia que chamou de “Objetivismo”.

A conferência será moderada pelo Consócio Dr. Carlos Novais Gonçalves.

A sessão será seguida de jantar.

25

de Outubro, 3ª Feira, pelas 19:30h
Conferência
VITORINO NEMÉSIO E O BRASIL
Prof. Doutor Artur Anselmo

O Grémio Literário promove, na Biblioteca, uma conferência subordinada ao tema “Vitorino Nemésio e o Brasil” sendo conferencista o Consócio Prof. Doutor Artur Anselmo, membro do Conselho Literário.

O nosso Consócio, antigo aluno de Vitorino Nemésio, que foi também Sócio do Grémio Literário, evocou com abundância de pormenores a estreita ligação de Vitorino Nemésio ao Brasil, patente em livros inteiramente dedicados ao convívio intelectual Luso-Brasileiro.

A sessão será seguida de jantar.