Boletim de Dezembro

3

de Dezembro, 2ª feira, pelas 18:00h - Colóquio “Mutualismo na Saúde”

Por iniciativa da Consócia Dra. Luísa Palma vai ter lugar, na Biblioteca, o colóquio “Mutualismo na Saúde”, onde estarão em destaque abordagens inovadoras que impulsionam o mutualismo na saúde e a importância das associações mutualistas como resposta aos problemas sociais em contexto de escassez de recursos e a sua articulação com os objectivos do milénio para o desenvolvimento sustentável.

A sessão, que será aberta por S.Exa. a Ministra da Saúde, Dra. Marta Temido*, terá como oradores, para além da Consócia, o Dr. José Manuel Boavida, Presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, o Dr. Luís Pereira, Director Geral da Medtronic Portugal e encerrará a sessão o Dr. Carlos Jorge Azevedo, Presidente de A Beneficiência Familiar Associação de Socorros Mútuos.

4

de Dezembro, 3ª feira, pelas 19:00h - Lançamento de livro

Por iniciativa do Consócio Dr. Carlos Novais Gonçalves vai ter lugar, na Biblioteca, a apresentação do livro “Bitcoin e Blockchain – Introdução em 10 passos”, da autoria daquele Consócio.

A apresentação ficará a cargo do jornalista Paulo Ferreira.

5

de Dezembro, 4ª feira, pelas 19:00h - Ciclo “Encontros com o Gosto”
“Uma conversa a bom Porto”

Organizado pela Academia Portuguesa de Gastronomia, em colaboração com o Grémio Literário, e sob a orientação do Consócio e gastrónomo José Bento dos Santos, reconhecido estudioso nestas matérias, vai ser apresentada a segunda palestra do ciclo ENCONTROS COM O GOSTO, designada Uma conversa a bom Porto.

Manuel Novaes Cabral, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, dá-nos o gosto de vir a Lisboa, a convite do, também Sócio, Embaixador Francisco Seixas da Costa, para fazer uma apresentação sobre o Vinho do Porto, com notas sobre a história dessa fantástica bebida identitária da região e do nosso país. Na sua intervenção, sublinhará aspectos menos conhecidos da evolução do Vinho do Porto ao longo do tempo, desfazendo de caminho alguns tabus arreigados e deixando notas sobre a contemporaneidade do consumo da bebida. O convidado dar-nos-á ainda o privilégio de nos proporcionar uma prova prática de Vinho do Porto.

A sessão será seguida de jantar ao preço de 40,00€, por pessoa.

15

de Dezembro, Sábado, pelas 18:30h - Inauguração da Exposição de pintura dos alunos da artista Maria Freitas

O Grémio Literário em colaboração com o Consócio Dr. Francisco Manuel de Almeida Garrett Ferreira organiza uma exposição de pintura dos alunos da artista Maria de Freitas.

A exposição será inaugurada dia 15 de Dezembro e estará patente até dia 04 de Janeiro de 2019.

Maria Freitas nasceu em Caracas - Venezuela. Filha de pais madeirenses, radicados naquele país da América do Sul, desde cedo sentiu o apelo da sua criatividade e findo o percurso escolar normal decidiu enveredar por uma formação, mais aprofundada, em Artes.

Escolheu como seus formadores os melhores professores que a vida colocou no seu caminho, entre eles o Mestre Pintor Pedro Certano Vallenila, Pintora Patrizia Rizzo, Pintora e Professora Ildemary Vyscaya e o Pintor Claudio Tessari.

Regressou à ilha de origem dos seus pais em 1998, tendo-se fixado no Funchal, onde reiniciou a sua carreira artística. Nesta fase da sua existência, começou por dar aulas dedicando-se totalmente aos seus alunos e à criação das suas obras.

As suas obras encontram-se dispersas por Portugal, incluindo a Madeira, Venezuela, Inglaterra e nos Estados Unidos da América, fazendo parte das coleções particulares de alguns amantes de pintura ilustres.

*

Sábados do mês de Dezembro

Conforme habitualmente, o Grémio Literário está aberto sábados, dias 15, 22 e 29 do mês de Dezembro, das 11h00 às 19h00, com o objectivo de apoiar os sócios e familiares nas suas deslocações ao Chiado, na quadra natalícia. Neste período e dentro daquele horário haverá serviço de bar e serão servidos almoços e lanches.

O preço do almoço (buffet), sem bebidas, é de 25,00€. As crianças até aos sete anos, serão convidadas do Grémio Literário e dos oito aos doze anos pagarão 50% do preço.

O buffet é constituído, como nos anos anteriores, por um conjunto de saladas, carnes frias, sopa, um prato quente, sobremesas diversas de doces e fruta, sendo o café ou o chá servido na mesa.

Agradecemos que V.Exa. proceda, se possível, à prévia reserva com 48h de antecedência.