Boletim de Maio

Mensagem

por

José Bento dos Santos

Ao longo da História, o cabelo e a barba humanos atrairam verdadeiros artistas e artesãos, que da sua manipulação fizeram um objecto de Cultura.

Não se estranha pois que o Grémio Literário, casa de Cultura por excelência, possuísse a sua Barbearia original, de cuidadosa e requintada decoração, com uma bancada em mármore, lindíssima, enquadrando o tradicional espelho de grandes dimensões. Poderemos imaginar em pleno início do séc XX , os janotas aperaltados e os aristocratas elegantes, a saírem do seu Clube com cabelos e barbas bem postos para, a dois passos, assistirem ao sucesso da então mais representada ópera , o Barbeiro de Sevilha, onde as habilidades do Figaro emulavam por certo a destreza do Barbeiro do Grémio!

Vicissitudes levaram ao encerramento, há mais de meio-século da nossa Barbearia.

E num ápice feliz, quiseram as oportunidades e as circunstâncias, que o Sr Joaquim Pinto, decano, símbolo e referência dos Barbeiros deste país , se disponibilizasse para reabrir a Barbearia do Grémio Literário, acrescentando um valor prático e cultural à Instituição.

Joaquim Pinto ganhou os prémios máximos da profissão (Medalha de Ouro em Cannes, Melhor Cabeleireiro de homens Hair Fashion Awards no Casino Estoril), e ainda publicou vários livros que o dignificam. Muitos dos políticos, académicos, profissões liberais e jornalistas que mais se distinguiram nas suas actividades, foram ou são seus clientes ou, como ele próprio se orgulha de dizer, seus Amigos.

Este novo Serviço com que a Direcção do Grémio Literário presenteou os Sócios, merece de todos nós as boas-vindas e o reconhecimento do esforço contínuo para enobrecer o nosso Clube e torná-lo, cada vez mais, uma nossa Casa.

3

de Maio, 3ª Feira, pelas 18:30h
Lançamento do Livro VIRIATO
Alfredo Pereira da Conceição

O Grémio Literário associa-se à apresentação o livro “VIRIATO”, da autoria de Alfredo Pereira da Conceição, contando a cerimónia com a participação de Sua Excelência o Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, bem como do prefaciador, Professor Doutor António Rebelo de Sousa.

Alfredo Pereira da Conceição desempenhou as funções de Segundo Comandante da Região Militar de Angola, a partir de 1970, tendo, ainda, sido Chefe da Missão às Conferências da Defesa Civil da NATO e Professor Catedrático na Escola do Exército e na Academia Militar.

O livro é editado por iniciativa do seu filho, Eurico Pereira da Conceição, precisamente na data de aniversário de seu falecido Pai.

10

de Maio, 3ª Feira, pelas 18:00h
Lançamento do livro 30 anos de ajuda de mãe

Livro

A Associação Ajuda de Mãe, por ocasião do seu 30º aniversário, vai realizar, em colaboração com o Grémio Literário, o lançamento do livro ilustrativo do trabalho realizado ao longo destes anos.

Trata-se de uma Associação de Solidariedade Social, IPSS com estatuto de utilidade pública e sem fins lucrativos, que nasceu em 1991 por iniciativa de um grupo da sociedade civil, tendo como Missão apoiar cada mãe, cada família de modo a receber o bebé com qualidade, melhorar a vida da família e ainda ultrapassar dúvidas e dificuldades que originem situações de risco e exclusão. Este apoio é feito através de acompanhamento psico-social, acolhimento, formação e reintegração profissional. O trabalho com as mães e as famílias é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar, apoiada por voluntários presentes nos diferentes serviços promovidos pela Instituição. Para concretização do seu trabalho, tem acordo de cooperação com o Centro de Segurança Social de Lisboa, parcerias com diversas instituições, públicas e privadas e a ajuda de mecenas particulares e empresariais. No final será servido um Porto de Honra.

11

de Maio, 4ª Feira, pelas 18:30h
Sessão Comemorativa do Bicentenário da Independência do Brasil
A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NO CONCERTO DAS NAÇÕES

Livro Livro

O Grémio Literário promove, na Biblioteca, uma Sessão comemorativa dos 200 anos da Independência do Brasil marcada pelo Grito do Ipiranga. A sessão literária será precedida por um combate de esgrima, na Sala de Armas, na Cave, recuperando uma tradição do nosso Clube, registada em retratos, fotografias e pela imprensa nacional. O vencedor receberá das mãos do Príncipe Imperial do Brasil o Troféu da Independência.

Farão uso da palavra: S.A.I.R. Dom Bertrand de Orleans e Bragança; o Doutor Rui de Figueiredo Marcos, Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e o nosso consócio Prof. Doutor Ibsen Noronha.

No final da sessão será servido um Porto de Honra e terá lugar o lançamento de medalha comemorativa da efeméride, assim como a apresentação do livro: Uma Visão Transcendente da Independência do Brasil, de autoria de Ibsen Noronha.

12

de Maio, 5ª Feira, pelas 18:45h
Sessão evocativa do liberalismo em Portugal
Homenagem a Almeida Garret e a Domingos Bomtempo

No contexto da comemoração do bicentenário da implantação do Liberalismo em Portugal, o Grémio Literário vai promover uma sessão evocativa de duas das figuras mais representativas das Artes e da Cultura em Portugal nesse período, o escritor Almeida Garrett e o compositor João Domingos Bomtempo. Ambos representaram a vertente cultural mais cosmopolita do pensamento liberal português, sendo, designadamente, fundamentais para o estabelecimento de duas grandes instituições públicas culturais que perduraram até aos nossos dias, o Conservatório de Lisboa e o Teatro Nacional de D. Maria II.

Serão oradores os Consócios Embaixador Luís Filipe Castro Mendes, que falará de Garrett como diplomata, a Prof. Doutora Helena Buescu e o Prof. Doutor Rui Vieira Nery. A sessão contará ainda com a leitura de excertos de textos de Garrett por Maria Leonor Buescu Vasconcelos e Sousa, produtora teatral, e com a apresentação de obras para piano de Bomtempo pela pianista Luísa Tender.

A sessão será seguida de jantar.

16

de Maio, 2ª Feira, pelas 18:30h
Lançamento do Livro LISBOA MODERNA DE JÚLIO DE CASTILHO
Mário Linhares e Keta Linhares

O Grémio Literário, em colaboração com o Gabinete de Estudos Olisiponenses (GEO) da Câmara Municipal de Lisboa, promove, na Biblioteca, o lançamento do livro “Lisboa Moderna de Júlio de Castilho”, da autoria de Mário Linhares e Keta Linhares.

A partir de textos de Lisboa Antiga de Júlio de Castilho, os autores desenham, hoje, a Lisboa que Castilho descreveu, marcando a perenidade da beleza de Lisboa contemporânea, vista pelos olhos dos artistas.

O livro será apresentado pela Dra. Anabela Valente, coordenadora do GEO.

17

de Maio, 3ª Feira, pelas 19:30h
Homenagem ao BASTONÁRIO DA ORDEM DOS MÉDICOS, DR. MIGUEL GUIMARÃES

Livro

O Grémio Literário vai homenagear o Dr. Miguel Guimarães, ilustre Bastonário da Ordem dos Médicos. O Dr. Miguel Guimarães termina no final deste ano o seu segundo e último mandato como Bastonário da Ordem dos Médicos, para o qual foi eleito por unanimidade pelos seus colegas e pares médicos, em reconhecimento de uma vida ímpar dedicada à defesa intransigente da saúde dos portugueses e dos mais nobres princípios e valores da ciência médica.

Durante estes dois últimos anos em pandemia e que marcaram decisivamente o mandato do Dr. Miguel Guimarães, o nosso homenageado foi sempre uma voz empenhada, lúcida e inconformada no esclarecimento e envolvimento da população, bem como na fundamentação das melhores práticas no combate a este flagelo, que só em Portugal provocou mais de 22.000 óbitos. Esta homenagem do Grémio Literário vem, assim, destacar e reconhecer a grandeza da dedicação e do empenho do Dr. Miguel Guimarães que simboliza igualmente a importância de uma sociedade civil forte e independente.

A sessão será seguida de jantar.

20

de Maio, 6ª Feira, pelas 18:30h
LANÇAMENTO DO LIVRO
COMO OS CHINESES CUIDAM DA SAÚDE
Wang Youzheng

O Grémio Literário associa-se à Diário de Bordo Editores, no lançamento do livro “Como os chineses cuidam da saúde” da autoria de Wang Youzheng, uma jornalista que manteve um intenso contacto com os mais célebres especialistas da medicina tradicional chinesa.

O livro será apresentado pela Prof. Doutora Ana Paula Martins, Embaixador António Martins da Cruz e Dr. Vítor Ramalho.

O prefaciador Cui Weiben diz a propósito do livro – Com base nessa perspetiva holística da relação entre o Homem, o seu corpo e o universo, a medicina tradicional chinesa foi desenvolvendo as suas próprias formas de diagnóstico e terapêutica, diferentes das da medicina ocidental. Além disso, enfatiza particularmente a preservação da saúde e considera que o melhor médico é o que ensina o próximo a preservar a saúde, antes de adoecer.

26

de Maio, 5ª Feira, pelas 19:00h
APONTAMENTOS SOBRE A HISTÓRIA DE LISBOA

Integrado no ciclo “Apontamentos sobre a História de Lisboa”, realiza-se uma sessão subordinada ao tema “Epopeia dos Descobrimentos”, a cargo do Consócio Dr. Francisco Xavier Alves, membro do Conselho Director do Grémio Literário.

A sessão será seguida de jantar.

30

de Maio, 2ª Feira, pelas 18:30h
Conferência “DAS CONSEQUÊNCIAS ECONÓMICAS DA GUERRA NA UCRÂNIA”

Conferência promovida pelo Instituto Benjamin Franklin e pela Ordem dos Economistas, subordinada ao tema “Das consequências económicas da Guerra na Ucrânia”, a qual contará com a participação do Professor Doutor António Mendonça, da Professora Doutora Rosa Borges e do Eng Luís Mira Amaral, sendo moderador o Professor Doutor António Rebelo de Sousa. Na mesma oportunidade, será lançado um livro, intitulado de “Jubilação”, da autoria do Professor António Rebelo de Sousa.

31

de Maio, 3ª Feira, pelas 18:00h
Lançamento do Livro
CÂNTICOS DA NOVA TERRA
poemas em prosa e ensaios breves Sylvio Lago

Sessão

O Grémio Literário promove, na Biblioteca, o lançamento do livro “CÂNTICOS DA NOVA TERRA – poemas em prosa e ensaios breves”, da autoria de Sylvio Lago, ensaísta, musicólogo e poeta.

Ao longo de alguns meses o autor escreveu este livro com poemas em prosa, reunindo um certo número de temas com maior ou menor amplitude, fruto do início do exílio voluntário em Portugal. A mesma forma dos ensaios e textos aforismáticos com linguagem do autor, capaz de transmitir emoção e o acto de pensar. Textos de pura sensibilidade crítica regida pela erudição sem pedantismo como preceituava Jorge Steiner.

Sylvio Lago tem sido um escritor intransigente na defesa da unidade e da cultura, na reinvenção da filosofia e do multifacetado universo das artes. Tornou-se conhecido por seus livros sobre Eça de Queiroz, as artes do piano e da regência, além de estudos das morfologias da música brasileira e europeia e trabalhos sobre a literatura e o ensaísmo.

1

de Julho, 4ª Feira, pelas 19:00h
Exposição de Pintura ANTÓNIO ROQUE
Inauguração da exposição de pintura de António Roque, que ficará patente até ao dia 1 de Julho.

Sessão

António Roque é licenciado pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e Mestre e Doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Frequenta, desde 2001, vários cursos de Formação Artistica da Sociedade Nacional de Belas Artes. Tem participado em diversas exposições colectivas e organizado exposições individuais.