Boletim de Agosto

A GASTRONOMIA DIVERSIFICA-SE NO GRÉMIO LITERÁRIO

Agradáveis coincidências permitem ao Grémio Literário apresentar algumas refeições que recuperam a história do famoso Restaurante AVIZ, (onde pontificou, nos anos 50/60 a figura imponente do Chef João Ribeiro), servindo pratos que fizeram jus à fama do restaurante. Também no próximo mês de Outubro será convidado o Sr. Manuel Pinheiro, proprietário e mentor do restaurante O Gaveto, em Matosinhos, que virá com a sua brigada de cozinha ao Grémio Literário, para nos preparar a sua sublime “Dobrada” ou, na “tradição” nortenha, as famosas “Tripas à moda do Porto”, para satisfazer os paladares gourmet dos nossos Consócios. O Sr. Manuel Pinheiro acaba de ser nomeado Sócio Honorário da Academia de Gastronomia dos Estados Unidos, pelo próprio Presidente da Academia Americana, que lá jantou, integrado numa visita de grandes gourmets da Academia Internacional de Gastronomia, organizado pela Academia Portuguesa.

José Bento dos Santos
Presidente da Academia Portuguesa de Gastronomia

Ora o prato servido (Arroz de Lavagante), um dos ícones gastronómicos da Casa, foi de tal maneira apreciado pelos convivas, que o Sr. Manuel Pinheiro deslocou-se a Lisboa com a sua brigada de cozinha, para agraciar a Academia Portuguesa de Gastronomia com um memorável Almoço de Arroz de Lavagante.

O Grémio Literário, acolheu este evento, onde participaram os membros da Academia Portuguesa de Gastronomia e seus convidados.

Como dizia Brillât-Savarin, “uma forma simples de saber se a comida é boa, está na condição dos presentes à mesa não falarem de outra coisa“, e o Arroz de Lavagante foi o tema exclusivo das conversas, todas ecumenicamente encomiásticas! E, estamos certos, assim se passará com as Tripas à Moda do Porto no próximo mês de Outubro.

Nota: Em devido tempo serão abertas as inscrições para este almoço.

António Pinto Marques
Presidente do Grémio Literário