Boletim de Fevereiro

Mensagem do presidente

TEMPO DE FESTAS

Após as festas do Natal e da passagem do Ano, entramos no mês de Fevereiro, mês que também nos proporciona uns dias de minifestas impregnadas de folia carnavalesca. É diferente este tempo de divertimento e de alegria, em parte forçada de animação caricatural.

Mas num tempo de incerteza quanto ao futuro, é preciso um tempo de pausa, de relaxamento e de encontro entre sócios e amigos.

É tradição do Grémio Literário celebrar esta data, e é bom lembrar tradições antigas em que neste tempo certos rituais enterravam os seres malignos e viam no fim do Inverno a esperança possível para o decorrer do ano em curso.

A esperança do nosso país e do Grémio Literário, reside essencialmente na juventude, nos jovens com maior formação académica, na sua capacidade de inovar, e para se envolverem na resolução dos problemas que afectam o nosso país. O debate é imperioso para rebater propostas populistas que se apregoam com certo êxito nas massas.

O Grémio Literário como lugar de cultura apela a esta juventude bem preparada que invista em alternativas e que participem no Grémio Literário. O contacto com outros sócios e com os mais antigos é fundamental e o Grémio Literário é o lugar preferencial para o desenvolvimento e crescimento de um grupo de elite que marque uma liderança forte no jogo político e cultural. O Grémio Literário não é só um lugar de assuntos sérios. É um lugar de socialização, de encontros culturais e musicais, de espaço expositivo, de oferta gastronómica e de outros serviços que facilitam a vida dos sócios.

O Grémio Literário foi sempre um marco na cultura lisboeta onde se distinguiram os maiores vultos da classe literária e política.

Façamos do Grémio Literário o Clube de eleição do país e de todos nós.

O Grémio Literário sempre à frente no seu tempo

António Pinto-Marques

29

de Janeiro, 2ª feira, pelas 18:00h
Lançamento do livro
"CAMINHOS DO ESOTERISMO OCIDENTAL"

Livro caminhos do esoterismo ocidental
Por iniciativa do Consócio Dr. Paulo Noguês o Grémio Literário promove o lançamento do livro “Caminhos do Esoterismo Ocidental” do Prof. Doutor José Manuel Anes, que será apresentado pelo Dr. Armindo de Azevedo.
1

de Fevereiro, 5ª feira, pelas 19:00h
Ciclo de Fundadores CONFERÊNCIA SOBRE ALEXANDRE HERCULANO E FONTES PEREIRA DE MELO

Fotografias

Entendeu o Grémio Literário, sob proposta do seu Conselho Literário, promover um ciclo de conferências sobre alguns dos seus mais notáveis fundadores. Seleccionámos 12 personalidades para serem temas de seis conferências a realizar entre 1 de Fevereiro e 4 de Julho de 2024.

Na primeira conferência que terá lugar no dia 1 de Fevereiro de 2024 serão apresentados Alexandre Herculano e Fontes Pereira de Melo, respectivamente pelos Professores Helena Buescu e David Justino. Trata-se de duas figuras proeminentes do liberalismo português pertencentes a duas gerações distintas e a ideários que se revelaram inconciliáveis. Sendo ambos Cartistas e conservadores, defendem projectos que sendo aparentemente convergentes em torno do regime – a Regeneração – são claramente opostos quanto ao modelo de desenvolvimento a seguir. Um mais atento ao progresso moral, outro focado no progresso pelos melhoramentos materiais. Um historiador e romancista, outro engenheiro militar, político hábil e empreendedor que dominou a cena política portuguesa durante quatro décadas. Ambos integraram o núcleo fundador do Grémio Literário quando o adversário comum eram os Cabrais, ambos se separaram logo na formação do primeiro governo regenerador. O confronto destas duas personalidades tão distintas está no código genético do Grémio, unir através da cultura o que a política divide através das grandes opções perante os desafios colocados à sociedade portuguesa. Os dois conferencistas – Helena Buescu e David Justino - expressam através das suas formações diferenciadas as diferentes perspectivas que cada um dos fundadores legou à cultura e à política em Portugal.

A sessão será seguida de jantar.

21

de Fevereiro, 4ª feira, pelas 18:00h
Lançamento do Livro SOCIEDADE GLOBAL E SEGURANÇA

Por iniciativa do Consócio Dr. Paulo Noguês o Grémio Literário promove o lançamento do livro “Sociedade Global e Segurança” do Prof. Doutor José Nelson Lourenço, que será apresentado pelo Consócio Embaixador Francisco Seixas da Costa e pelo Dr. Conde Rodrigues.

29

de Fevereiro, 5ª feira, pelas 18:00h
Sessão Evocativa 2º CENTENÁRIO DA MORTE DO 1º MARQUÊS DE LOULÉ (1824-2024)

Fotografias

O Grémio Literário e o Instituto Dom João VI, têm o gosto de convidar para a Sessão Evocativa do 2.º Centenário da Morte do 1.º Marquês de Loulé (1824-2024) que contará com a conferência do Prof. Doutor D. Filipe Folque de Mendóça, subordinada ao título “O Coronel Marquês de Loulé – Militar ao Serviço do Rei e de Portugal”, e com a conferência do Dr. Jorge de Matos, subordinada ao título “O Assassínio do 1.º Marquês de Loulé em Salvaterra de Magos”.

7

de Março, 5ª feira, pelas 19:00h
Ciclo de Fundadores CONFERÊNCIA SOBRE RODRIGO DA FONSECA MAGALHÃES E RODRIGUES SAMPAIO

Fotografias

Realização da segunda conferência do Ciclo de Fundadores, por iniciativa do Conselho Literário, na qual serão apresentados Rodrigo da Fonseca Magalhães e Rodrigues Sampaio, respectivamente pela Prof. Doutora Fátima Bonifácio e Prof. Doutor Artur Anselmo.

A sessão será seguida de jantar.