Boletim de Julho

5

de Julho, 5ª feira, pelas 19:00h - Conferência: “Um moderno em estado novo: Lino António (1898-1974), Pintor”

Por iniciativa da Consócia Profª. Doutora Sandra Leandro, o Grémio Literário promove, na Biblioteca, uma conferência subordinada ao tema “Um moderno em estado novo: Lino António (1898-1974), Pintor”.

Lino António (Leiria, 1898 - Lisboa, 1974) foi um Pintor modernista que acolheu com entusiasmo, no final dos anos 10 do século XX, o «capitoso cocktail onde se misturavam pós-impressionistas, fauvistas, expressionistas, cubistas e todos os istas». Em 1925, participou no I Salão de Outono da Sociedade Nacional de Belas-Artes e foi um dos Pintores que decorou o Bristol Club.

Muitos momentos significativos antecederam e sucederam o percurso deste artista e queremos recordá-los.

A sua trajectória estendeu-se pelo tempo do Estado Novo, realizando diversas encomendas públicas como os vitrais para a Casa do Douro na Régua e várias outras em associação com o Arquitecto Pardal Monteiro, como os frescos para o átrio da Biblioteca Nacional. Exerceu uma acção pedadógica notável, sendo lembrado como Professor e Director marcante da Escola António Arroio. Perfazem 100 anos sobre uma das exposições que descreveu como primeira individual e 20 sobre a sua primeira retrospectiva.

A sessão estará a cargo da consócia Prof.ª Doutora Sandra Leandro, que fará o enquadramento e pelo bisneto do Pintor, Doutor Miguel de França Dória, que revelará novidades sobre o trajecto do artista. Os oradores serão apresentados pelo Senhor Presidente do Grémio Literário Dr. António Pinto Marques e pela consócia Pintora Emília Nadal, membro do Conselho Literário do Grémio Literário.

A sessão será seguida de jantar ao preço de 30,00€, por pessoa

26

de Julho, 5ª feira, pelas 18:00h - Trigésimo terceiro aniversário do ILAC no Grémio Literário

Para assinar o 33º aniversário da sua fundação, o Instituto Luso-Árabe para a Cooperação (ILAC) realiza no próximo dia 26 de Julho, nas instalações do Grémio Literário, uma cerimónia alusiva comemorativa da data.

A sessão será seguida de jantar ao preço de 30,00€, por pessoa.