Mensagem do Presidente
Na Assembleia Geral Ordinária de 27 de Abril de 2023
O Grémio Literário retomou, em 2022, o seu ciclo normal de actividade, depois de dois anos de pandemia COVID-19, durante os quais evidenciou uma notável capacidade de resiliência que se deve, essencialmente, ao empenhamento dos seus Sócios, que nunca deixaram de cumprir com os seus deveres estatutários. No ano de 2022 confirmou-se um elevado grau de participação dos seus Sócios que responderam positivamente às iniciativas propostas.
Como resultado da orientação estratégica de cariz cultural a que o Conselho Director tem dado a melhor atenção, e que tem contado com a prestimosa colaboração do Conselho Literário, realizaram-se nas instalações deste Clube, no ano de 2022 um total de 99 iniciativas de caracter cultural e social.
No plano internacional, o Grémio Literário continua a dinamizar os contactos com clubes congéneres, com vista a celebrar novos acordos de reciprocidade, os quais constituem um importante benefício para os sócios, como pontos de apoio nas suas deslocações ao estrangeiro. No final do ano, o Grémio Literário contava com 177 clubes correspondentes, distribuídos por 45 países.
As contas que apresentamos à aprovação desta assembleia, registaram um resultado de 105.765€, que se traduz num crescimento de 26% em relação ao ano anterior, num montante superior a 20.000 euros. Este resultado permitiu continuar a consolidar a situação financeira do Grémio Literário e a viabilizar alguns investimentos de grande impacto no ambiente e conforto das nossas instalações.
No seu conjunto, os investimentos efectuados no exercício em análise ascenderam a um montante de cerca de 105.000 euros, grande parte do qual se refere à obra de instalação de um elevador, que ficou concluído no princípio deste ano. Este melhoramento, há muito necessário, permite, agora, o acesso a todos os pisos da nossa Sede, comodamente, desde o nível do Jardim até ao 1º Piso, em particular aos Sócios com mobilidade reduzida. Na restauração, o valor da facturação foi de 363.000 euros, superior aos alcançado nos melhores anos pré-pandemia, o que mostra que a gastronomia do Grémio Literário tem vindo a despertar um interesse cada vez maior por parte dos sócios, consequência do nível de grande qualidade alcançado pela nossa Cozinha, o que foi reconhecido, recentemente, com a atribuição de um prémio pela Academia Portuguesa de Gastronomia.
Quanto a quotizações, o montante registado no exercício foi de 497.000 euros, correspondente a um aumento de 6%, que se explica, em grande parte, pela entrada de novos sócios. O quadro social do Grémio Literário registava, no final do ano, 1076 sócios, sendo de referir que as recentes admissões incluem uma cada vez maior percentagem de sócios jovens, o que se traduz num efeito bastante positivo sobre a pirâmide etária do universo societário.
Movido por um espírito de isenção, reitero, como Presidente do Conselho Director, o meu incondicional empenhamento em continuar a contribuir, com o apoio de todos, para a sustentabilidade do Grémio Literário, não só como unidade económica, mas também e principalmente como uma referência a nível cultural.
Caros Consócios,
Para terminar, reafirmo que para os resultados alcançados nas diversas áreas de actuação, foi essencial o empenhamento demonstrado pelos Sócios, e a estreita colaboração dos órgãos sociais. A todos eles é devida uma palavra de reconhecimento.
Os agradecimentos vão, também, para os nossos colaboradores que bastante se têm empenhado no melhor encaminhamento dos diversos assuntos do foro administrativo, cultural e gastronómico.
Obrigado
António Pinto Marques
de Junho, 2ª Feira, pelas 18:00h
Lançamento de
Livro
“POESIA PARA SOBREVIVER”
Graciete Felício

O Grémio Literário em colaboração com as Edições Colibri, promove o lançamento do livro “Poesia para Sobreviver”, da autoria de Graciete Felício. A obra será apresentada pelo Dr. António Aires Gonçalves.
de Junho, 4ª Feira, pelas 19:00h
Debate
PROJECTO ARQUIVOS E ESTUDOS MIGUELISTAS
(1822-1866)

No seguimento da apresentação formal do Projecto Arquivos e Estudos Miguelistas (1822-1866), no Grémio Literário, no passado dia 18 de Janeiro, terá lugar, a 21 de Junho de 2023, pelas 19 horas, uma sessão de debate de ideias, com moderação de Daniel Estudante Protásio.
Carlos Lourenço Bobone, alfarrabista, autor e investigador de temas históricos e genealógicos, apresentará informação sobre dois arquivos miguelistas particulares. Um deles, o de Frei Francisco do Santíssimo Coração de Maria, conselheiro do Rei D. Miguel no exílio. O outro, o apreendido pelo 1º Duque de Palmela, inclui documentação da expedição liberal ao Algarve e do Ministério dos Negócios Estrangeiros de D. Miguel, chefiado pelo 2º Visconde de Santarém, aquando da tomada de Lisboa, a 24 de Julho de 1833.
Maria Teresa Mónica, historiadora, antiga Directora de Serviços da Biblioteca Nacional de Portugal, interessada na investigação da implantação do Liberalismo em Portugal e resistências evidenciadas (mormente o Miguelismo), falará acerca da Ordem de São Miguel da Ala. Esta Ordem, criada por Miguelistas em 1848 (e com duração até 1859), foi muito influenciada pelas várias maçonarias existentes na época, visando disciplinar as hostes e socorrer D. Miguel, o qual estava cada vez mais isolado diplomaticamente e sem recursos financeiros.
de Junho, 2ª Feira, pelas 19:00h
Palestra
APONTAMENTOS
SOBRE A HISTÓRIA DE LISBOA
Integrado no ciclo “Apontamentos sobre a História de Lisboa”, realiza- -se, na Biblioteca, em continuação das sessões anteriores, uma palestra subordinada ao tema “Epopeia dos Descobrimentos”, a cargo do Consócio Dr. Francisco Xavier Alves, membro do Conselho Director do Grémio Literário, onde serão abordados os principais aspectos marcantes das viagens marítimas dos Descobrimentos, nos reinados de D. Manuel I e D. João III.
A sessão será seguida de jantar.
de Junho, e 7 de Julho 6as Feira, pelas 19:30h
Jantares dos Santos Populares
ORQUESTRA DE JAZZ “LISBON SWINGERS”

Vão realizar-se, no jardim, nas datas acima referidas, os habituais jantares dos Santos Populares, animados pela orquestra de jazz “Lisbon Swingers”, banda que interpreta os grandes temas de jazz, nomeadamente dos clássicos americanos da era do swing. Esperamos que seja, como sempre, um êxito.
Caso se verifiquem condições meteorológicas adversas, os eventos realizar-se-ão no interior do Grémio Literário.
As reservas serão consideradas por ordem de chegada.