Boletim de Novembro

mensagem do presidente

Natal no Grémio Literário

O Grémio Literário prepara-se para uma das épocas mais icónicas do calendário com celebrações em quase todo o mundo.

A época natalícia reúne os mais diversos consensos em torno da necessidade de festejar uma simbologia que significa encantamento, alegria e renovação de esperança na vida.

É partilhada por todos aqueles que acreditam que o homem tem a capacidade de se superar renascendo em dignidade e perfeição.

O Grémio Literário tem na sua história de vida este propósito de aperfeiçoamento com base no aprofundamento da cultura e no seguimento de tradições seculares, permitindo o favorecimento da reunião dos seus sócios em ambiente impregnado de história e de vivências sociais.

A mudança dos tempos transforma o Grémio Literário na Casa de todos nós, onde nos é possível encontrar o espaço e cenário ideal para celebrar a festa da família e da amizade.

As portas do Grémio Literário abrem-se em esplendor natalício desejando a todos os sócios
BOAS FESTAS

António Pinto Marques

22

de Novembro, 3ª Feira, pelas 18:30h
Lançamento do Livro
ARQUITECTURA PORTUGUESA, SÉCULO XX: CRONOLOGIA COMPARADA
Joana Malheiro Bastos

Capa do livro Arquitectura Portuguesa do século XX

O Grémio Literário promove, por iniciativa do Consócio Arq. Guilherme Câncio Martins, a apresentação do livro “Arquitectura Portuguesa, século XX: cronologia comparada” de Joana Malheiro Bastos.

Com uma enorme produção, a Arquitectura Portuguesa do século XX sustentou uma prática e um corpo de conhecimentos extraordinários, tributários da realidade geográfica, social, política e cultural do nosso país.

Este livro procura estabelecer a síntese de um entendimento transversal do que foi este período, através de uma metodologia comparativa, primeiro com a Arquitectura internacional e depois com os acontecimentos que o marcaram. Sempre numa narrativa que procurasse abarcar as grandes obras e os seus arquitectos, urbanistas e outros profissionais relacionados com esta prática; bem como processos específicos – concursos, estudos, investigações e publicações com relevância para todos os campos dentro da Arquitectura, incluindo necessariamente as disciplinas de Design e Urbanismo.

23

de Novembro, 4ª Feira, pelas 18:00h
Lançamento do Livro
A NATUREZA GEOPOLÍTICA DA REGULAÇÃO BANCÁRIA (1997-2019)
Joaquim Cadete

Capa do livro A NATUREZA GEOPOLÍTICA DA REGULAÇÃO BANCÁRIA (1997-2019)

O Grémio Literário promove a apresentação do livro “A Natureza Geopolítica da Regulação Bancária (1997-2019)”, da autoria do Consócio Dr. Joaquim Cadete, editado pela Princípia Editora.

A apresentação da obra estará a cargo do Prof. Doutor João Duque e do Prof. Doutor Andrés Malamud.

25

de Novembro, 6ª Feira, pelas 19:00h
CELEBRAÇÃO DO 177º ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DE EÇA DE QUEIROZ

Fotografia de Eça de Queiroz

O Grémio Literário e o Círculo Eça de Queiroz, instituições de referência na divulgação e preservação da obra e da memória de Eça de Queiroz, estabeleceram um acordo que contempla a organização em anos alternados, por cada uma das Instituições, nas respectivas sedes, da celebração do aniversário de nascimento daquele escritor. Nos termos desse acordo esta importante efeméride é, este ano, celebrada no Grémio Literário.

No final da celebração há lugar a um jantar convívio, com uma ementa de inspiração queirosiana, conforme é tradição no Grémio Literário.

PROGRAMA

SAUDAÇÃO

ANTÓNIO PINTO MARQUES
Presidente do Grémio Literário

HOMENAGEM A JOSÉ-AUGUSTO FRANÇA 1922-2022

Guilherme d’Oliveira Martins
Presidente do Conselho Literário

Conferência

“A CRIAÇÃO LITERÁRIA E ARTÍSTICA, COM FINS PARTICULARES E ÍNDOLE RECREATIVA, NO CÍRCULO ÍNTIMO DE EÇA DE QUEIRÓS”,

a partir de textos inéditos

Irene Fialho
Estudiosa e investigadora queirosiana

MOMENTO MUSICAL

[A definir]

ENCERRAMENTO

Pedro Rebelo de Sousa
Presidente do Círculo Eça de Queiroz

JANTAR

Ementa
29

de Novembro, 3ª Feira, pelas 19:00h
Apresentação dos livros
«OS CAMINHOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL» e «UMA VISÃO TRANSCENDENTE DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL»

Livros

O Grémio Literário, no âmbito do Bicentenário da Independência do Brasil, promove a apresentação dos livros: «Os Caminhos da Independência do Brasil», de autoria do Professor Catedrático da Faculdade de Direito Universidade de Coimbra, Doutor Rui de Figueiredo Marcos; e «Uma Visão Transcendente da Independência do Brasil», de autoria do Consócio Prof. Doutor Ibsen Noronha.

A apresentação será feita pelo Embaixador Francisco Ribeiro Telles, que serviu entre os anos de 2012 e 2016 como Embaixador de Portugal em Brasília e que foi nomeado, neste ano de 2022, coordenador nacional, pelo MNE, das comemorações do Bicentenário da Independência.

Honrará a sessão com a sua presença S.A.I.R. o Senhor Dom Rafael de Orleans e Bragança, Príncipe do Grão- -Pará.

No final será servido um Porto de Honra.

30

de Novembro, 4ª Feira, pelas 18:00h
Apresentação do Conto
“A ROMà MÁGICA” Apresentação da “JÓIA ROMÔ

Livros Livros

O Grémio Literário promove a divulgação do livro a Romã Mágica, conto da autoria da escritora/artista Maria Antónia Jardim, que será apresentado pelo Consócio Prof. Doutor José Esteves Pereira.

Na circunstância será apresentada a “Jóia Romã” da autoria daquela artista e de Luiz Ferreira.

Maria Antónia Jardim é a primeira artista, a nível mundial, a transformar quadros em jóias que assina A. Sinai.

7

de Dezembro, 4ª Feira, pelas 18:15h
Lançamento do Livro (4ª Edição)
BEYOND DARWIN

O Instituto Benjamin Franklin promove o lançamento da quarta edição do Livro “Beyond Darwin” de Miguel Ribeiro.

Para além da conferência a ser proferida pelo autor, será feita uma apresentação por Dra. Isabel Corker e pelo Consócio Prof. Doutor António Rebelo de Sousa, estando, ainda, presente o Presidente do Grémio Literário, Dr António Pinto Marques.

12

de Dezembro, 2ª Feira, pelas 18:00h
Lançamento de Livro
HISTÓRIA, TRADIÇÃO E NOVOS SABORES DA COZINHA DE CABO VERDE

O Grémio Literário, em colaboração com a Rosa de Porcelana Editores, promove o lançamento do livro “História, Tradição e Novos Sabores da Cozinha de Cabo Verde”, de Maria de Lourdes Chantre, considerada a maior gastrónoma de Cabo Verde.

16

de Dezembro, 6ª Feira, pelas 18:00h
Conferência
DO LIBERALISMO AO NEO-REALISMO, NO QUADRO DE UMA HEGEMONIA MULTIPOLAR EUA-CHINA

O Instituto Benjamin Franklin promove uma conferência subordinada ao tema “Do Liberalismo ao Neo-Realismo, no Quadro de uma Hegemonia Multipolar EUA-China”, a qual contará com a participação de Sua Excelência o Embaixador do Japão em Portugal, do Responsável Máximo da Representação de Taiwan em Portugal, do Consócio Prof. Doutor António Mendonça, do Tenente-Coronel Proença Garcia, do Dr. Germano de Almeida e do Consócio Prof. Doutor António Rebelo de Sousa.

Na mesma oportunidade, proceder-se-á ao lançamento da segunda edição do livro “Do Liberalismo ao Neo-Realismo” da autoria do Consócio Prof. Doutor António Rebelo de Sousa.