Boletim de Janeiro

Mensagem do Presidente

Ilustração da Barbearia do Grémio Literário

O Grémio Literário na sua constante vontade de proporcionar aos seus sócios um atendimento de qualidade, tem vindo a implementar renovações adaptadas aos novos requisitos em convivência social.

Há mais de 35 anos um serviço de barbearia funcionava no Grémio Literário com grande aceitação e uso por parte dos sócios de então.

Entendeu-se que este serviço, tem todo o sentido em voltar a ter o seu espaço no Grémio Literário, numa altura em que se pretende aliar a necessidade de bem estar físico, a grande qualidade e segurança.

Esse bem estar proporciona tranquilidade de espírito quando assente num ambiente íntimo e selecto.

Na “barbearia” conversas descontraídas favorecem diálogos e trocas de ideias, próprias de um tipo de cultura presente na história da nossa literatura.

O Grémio Literário espaço de cultura mas também de convívio, espera a aceitação e frequência dos sócios a este renovado espaço.

António Pinto Marques

11

de Janeiro, 3ª feira, às 20:00h
Conferência ao Jantar
“OS NOVOS DESAFIOS DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA UNIÃO EUROPEIA NA SALVAGUARDA DO ESTADO DE DIREITO”
Prof. Doutor Nuno Piçarra

O Grémio Literário, em colaboração com a Associação Portuguesa de Direito Europeu (APDE), promove, na Biblioteca, uma conferência ao jantar subordinada ao tema “Os novos desafios do Tribunal de Justiça da União Europeia na salvaguarda do Estado de Direito”, sendo conferencista o Prof. Doutor Nuno Piçarra, Juiz do Tribunal de Justiça da União Europeia.

A conferência será moderada pelo Consócio Dr. Carlos Botelho Moniz, presidente do Conselho Directivo da APDE.

O conferencista que tem desempenhado importantes e prestigiadas funções em diversos organismos de nível nacional e internacional, foi professor associado de Direito na Universidade Nova de Lisboa (2008-2018), onde regeu permanentemente uma cadeira sobre o espaço europeu de liberdade, segurança e justiça e foi membro do Conselho de Administração da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia. Exerce desde Outubro de 2018 a função como Juiz no Tribunal de Justiça da União Europeia.

20

de Janeiro, 5ª Feira, pelas 18:00h
Conferência
“DA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA DE TAIWAN”

Conferência subordinada ao tema “Da importância geoestratégica de Taiwan”, promovida pelo Consócio Prof. Doutor António Rebelo de Sousa, e por ele moderada, sendo oradores Patrick Siegler-Lathrop, Presidente do American Club of Lisbon, Germano de Almeida, especialista em Relações Internacionais, Prof. Doutor António Mendonça, recentemente eleito Bastonário da Ordem dos Economistas e Vivia Chang, representante de delegação comercial de Taiwan em Portugal.

25

de Janeiro, 3ª feira, pelas 19:00h
Ciclo Musical
A CARREIRA DE ADRIANO JORDÃO

Livro

Integrada no Ciclo Musical, o Grémio Literário promove uma sessão dedicada à apresentação da carreira do pianista Adriano Jordão, que será apresentado por Jorge Rodrigues e pelo Embaixador Francisco Seixas da Costa.

Adriano Jordão fez a sua formação musical em Portugal, EUA e França sendo também licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa.

Uma carreira de mais de 50 anos levou-o aos cinco continentes, colaborando com orquestras, maestros e solistas de primeira linha mundial. Agraciado pelo governo francês como Oficial da “Ordre des Arts et des Lettres”, recebeu a Medalha de Mérito da Soberana Ordem de Malta, e foi feito Cidadão Honorário de Brasília pela respectiva Câmara Legislativa.

Em 2021 e após as restrições da pandemia, apresentou-se, para além de Portugal, na Estónia (e em “streaming” daí para a Finlândia, Letónia e Lituânia), na Sérvia, em Itália e na Alemanha. Em Belgrado, a critica à actuação de Adriano Jordão refere: “A master of all styles, from baroque and rococo through classicism to impressionism, he presented his mentally spiritualised pianism with a well designed program, playing in a velvety, warmly shaded tone”.

A sessão será seguida de jantar